Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19156
Título: Utilização de ferramentas de comunicação no gerenciamento de projetos em escritórios de arquitetura
Título(s) alternativo(s): Utilización de herramientas de comunicación en la gestión de proyectos en oficinas de arquitectura
Autor(es): Vicentim, Priscila Milena
Orientador(es): Quiza, Eduardo Garcia
Palavras-chave: Administração de projetos
Ferramentas - Sistemas de comunicação
Arquitetura
Escritórios
Project management
Tools - Communication systems
Architecture
Offices
Data do documento: 6-Abr-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VICENTIM, Priscila Milena. Utilização de ferramentas de comunicação no gerenciamento de projetos em escritórios de arquitetura. 2018. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O gerenciamento de projetos, bem como suas ferramentas de comunicação, são assuntos que influenciam diretamente no dia a dia dos profissionais de arquitetura, auxiliando no planejamento dos projetos e na tomada de decisões, e muitos são os benefícios apresentados por eles. O presente estudo tem como objeto principal o reconhecimento do uso de ferramentas de comunicação vinculado ao gerenciamento de projetos em escritórios de arquitetura. A pesquisa tem como objetivo identificar quais são as ferramentas de comunicação utilizadas durante o gerenciamento de projetos pelos profissionais de arquitetura, mediante estudos de caso realizados em escritórios de Curitiba-PR. Foram selecionados escritórios com perfis e portes distintos, para que fosse possível criar um comparativo e estabelecer relações entre eles. O questionário de pesquisa foi elaborado de maneira aberta para ter como resultado uma entrevista em profundidade, onde o objetivo foi extrair o máximo de informações do entrevistado. De acordo com esta pesquisa, foi possível identificar características organizacionais das empresas entrevistadas, observar suas principais práticas de gestão e as ferramentas de comunicação que dão suporte ao desenvolvimento dos projetos. A partir destas observações, complementadas com o referencial teórico, foi possível estabelecer as considerações finais sobre o assunto.
Abstract: La gestión de proyectos, así como sus herramientas de comunicación, son temas que influyen directamente en el día a día de los profesionales de arquitectura, ayudando en la planificación de los proyectos y en la toma de decisiones, y muchos son los beneficios presentados por ellos. El presente estudio tiene como objeto principal el reconocimiento del uso de herramientas de comunicación conectado a la gestión de proyectos en oficinas de arquitectura. La investigación tiene como meta identificar cuáles son las herramientas de comunicación usadas durante la gestión de proyectos por los profesionales de arquitectura, mediante estudios de caso realizados en oficinas de Curitiba-PR. Se seleccionaron oficinas con perfiles y portes distintos, para que fuera posible crear un comparativo y establecer relaciones entre ellos. El cuestionario de investigación fue elaborado de manera abierta para tener como resultado una entrevista en profundidad, donde el objetivo fue extraer el máximo de informaciones del entrevistado. De acuerdo con esta investigación, fue posible identificar características organizacionales de las empresas entrevistadas, observar sus principales prácticas de gestión y las herramientas de comunicación que apoyan el desarrollo de los proyectos. Desde estas observaciones, complementadas con el referencial teórico, fue posible establecer las consideraciones finales sobre el asunto.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19156
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXIV_2018_22.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.