Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19176
Título: Modelo de negócios guiado pelo design thinking: um estudo de caso em Curitiba
Autor(es): Stefanelo, Ana Carolina Pfitscher
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Arquitetura - Administração
Negócios - Administração
Iniciativa de Economia Criativa
Architecture - Management
Business - Management
Creative Economy Initiative
Data do documento: 5-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: STEFANELO, Ana Carolina Pfitscher. Modelo de negócios guiado pelo design thinking: um estudo de caso em Curitiba. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Nunca antes o conhecimento evoluiu tão rapidamente e assim também os desejos e necessidades da sociedade. Para atendê-los, os modelos de gestão tiveram que se adaptar para um novo ambiente organizacional, o design thinking, onde colaboradores multidisciplinares participam dos processos criativos a fim de alcançar a tão desejada inovação. Devido esta tendência de mercado, a monografia se propõe, através de estudo de caso com três escritórios de arquitetura, avaliar se a gestão de negócios utilizando modelos guiados pelo Design Thinking está sendo adotada em Curitiba. De maneira exploratória, através de entrevistas, se constatou a insipiência desse modelo de gestão nos escritórios pesquisados, com pouca participação dos próprios funcionários nos processos criativos, sendo que contribuição mais aceita dentro dos projetos foram dos clientes e dos parceiros da construção civil.
Abstract: Never before has knowledge evolved so rapidly and so has the desires and needs of society as well. In order to meet them, the management models had to adapt to a new organizational environment, the design thinking, where multidisciplinary collaborators participate in the creative processes in order to reach the much desired innovation. Due to this market trend, the monograph proposes, through a case study with three architecture offices, to evaluate if the business management using models guided by Design Thinking is being adopted in Curitiba. In an exploratory way, through interviews, it was observed the insipenance of this management model in the offices surveyed, with little participation of the employees themselves in the creative processes, being the most accepted contribution within the projects were the clients and the partners of the civil construction.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19176
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXV_2019_02.pdf4,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.