Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19181
Título: Motivação x produtividade na construção civil: estudo de caso
Autor(es): Nascimento, Guilherme do
Orientador(es): Romanelli, Egídio José
Palavras-chave: Motivação no trabalho
Produtividade
Construção civil
Comportamento organizacional
Employee motivation
Productivity
Building
Organizational behavior
Data do documento: 5-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NASCIMENTO, Guilherme do. Motivação x produtividade na construção civil: estudo de caso. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O setor da construção civil possui grande representatividade dentro do cenário nacional. Como consequência, a concorrência entre as empresas dentro do setor é muito intensa e que, por este motivo, as organizações buscam estratégias que aumentem a produtividade de suas equipes. Em tal contexto, preservar um bom clima organizacional que influencie positivamente na motivação de seus colaboradores, pode ser um grande diferencial para essas organizações. Devido a isso, compreender os fatores que levam a insatisfação dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho e os fatores responsáveis pela satisfação, é a base para o desenvolvimento de uma organização. Além disso, proporcionar melhores condições de trabalho afim de motivar as equipes, contribui com a responsabilidade social da empresa. O foco deste trabalho é, através de um acompanhamento das medições físicas das equipes de trabalho e aplicação de um questionário aos colaboradores, identificar uma relação direta entre a motivação e a produtividade dessas equipes dentro de uma construtora, para posteriormente abordar os fatores que influenciem diretamente na motivação desses colaboradores. Os resultados obtidos a partir destas análises indicam que reconhecimento pessoal e remuneração, são os principais fatores que interferem na motivação e produtividade das equipes.
Abstract: O setor da construção civil possui grande representatividade dentro do cenário nacional. Como consequência, a concorrência entre as empresas dentro do setor é muito intensa e que, por este motivo, as organizações buscam estratégias que aumentem a produtividade de suas equipes. Em tal contexto, preservar um bom clima organizacional que influencie positivamente na motivação de seus colaboradores, pode ser um grande diferencial para essas organizações. Devido a isso, compreender os fatores que levam a insatisfação dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho e os fatores responsáveis pela satisfação, é a base para o desenvolvimento de uma organização. Além disso, proporcionar melhores condições de trabalho afim de motivar as equipes, contribui com a responsabilidade social da empresa. O foco deste trabalho é, através de um acompanhamento das medições físicas das equipes de trabalho e aplicação de um questionário aos colaboradores, identificar uma relação direta entre a motivação e a produtividade dessas equipes dentro de uma construtora, para posteriormente abordar os fatores que influenciem diretamente na motivação desses colaboradores. Os resultados obtidos a partir destas análises indicam que reconhecimento pessoal e remuneração, são os principais fatores que interferem na motivação e produtividade das equipes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19181
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXV_2019_11.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.