Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19231
Título: Aplicação da lógica fuzzy na avaliação da confiabilidade humana em ensaios de análise vibracional
Título(s) alternativo(s): A fuzzy approach to evaluation the human reliability in the vibration analysis test
Autor(es): Felcar, Felipe de Lima
Orientador(es): Rodrigues, Marcelo
Palavras-chave: Confiabilidade (Engenharia)
Vibração - Análise
Lógica difusa
Reliability (Engineering)
Vibration - Analysis
Fuzzy logic
Data do documento: 16-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FELCAR, Felipe de Lima. Aplicação da lógica fuzzy na avaliação da confiabilidade humana em ensaios de análise vibracional. 2018. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerência de Manutenção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho aplica uma metodologia baseada em lógica fuzzy para a mensuração da confiabilidade humana em ensaios de análise vibracional. A partir da avaliação de 53 diferentes fatores de performance humana por parte de especialistas na área, foi possível estabelecer um padrão de qualidade para o ensaio. A partir do padrão de qualidade, foi possível estimar o nível de confiabilidade de cinco inspetores em seus respectivos ambientes de trabalho. Uma árvore de falhas foi construída para o procedimento de coleta, identificando a probabilidade de erro humano e interdependência das tarefas. A metodologia avaliada mostrou-se eficaz, adaptável e de fácil reprodutibilidade para a mensuração da confiabilidade humana sob diversos aspectos.
Abstract: O presente trabalho aplica uma metodologia baseada em lógica fuzzy para a mensuração da confiabilidade humana em ensaios de análise vibracional. A partir da avaliação de 53 diferentes fatores de performance humana por parte de especialistas na área, foi possível estabelecer um padrão de qualidade para o ensaio. A partir do padrão de qualidade, foi possível estimar o nível de confiabilidade de cinco inspetores em seus respectivos ambientes de trabalho. Uma árvore de falhas foi construída para o procedimento de coleta, identificando a probabilidade de erro humano e interdependência das tarefas. A metodologia avaliada mostrou-se eficaz, adaptável e de fácil reprodutibilidade para a mensuração da confiabilidade humana sob diversos aspectos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19231
Aparece nas coleções:CT - Gerência de Manutenção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEGEM_XII_2018_06.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.