Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJarschel, Barbara
dc.date.accessioned2020-11-23T18:59:42Z-
dc.date.available2020-11-23T18:59:42Z-
dc.date.issued2013-11-19
dc.identifier.citationJARSCHEL, Barbara. Modelagem do ambiente externo de empresa produtora de MDF na autoprodução de energia elétrica. 2013. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19338-
dc.description.abstractAt present, business environment requires organizations to be prepared to constant and rapid changes in order to achieve their objectives and goals. The objective of this work was to demonstrate the importance of Competitive Intelligence and Scenario Prospection as tools for decision making through a study case based in the modeling of the external environment of a MDF industry in self-production of electric power from excess of wood chips generated in the production process. Based in bibliographic research and study case, technological alternatives that allow different options for the utilization of excess of wood chips were identified: to produce thermic power (inherent to the production process), to produce more MDF, and to produce electric power for self-consumption. After the definition of assumptions, the construction of a decision flow chart allowed the identification and mapping of the variables and agents related to each decision step, demonstrating the importance of the mapping and monitoring of those variables and agents for the decision making process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectProspecçãopt_BR
dc.subjectBusiness intelligencept_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.subjectProspectingpt_BR
dc.titleModelagem do ambiente externo de empresa produtora de MDF na autoprodução de energia elétricapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO ambiente de negócios atual requer que as organizações estejam preparadas para enfrentar mudanças constantes e cada vez mais rápidas para atingir seus objetivos e metas. Este trabalho teve como objetivo demonstrar a importância da Inteligência Competitiva e da Prospecção de Cenários como ferramentas para a tomada de decisão através de um estudo de caso baseado na modelagem do ambiente externo de uma empresa de MDF na autoprodução de energia elétrica a partir de cavaco excedente gerado no processo de produção. Com fundamentação em revisão bibliográfica e em um estudo de caso, foram identificadas alternativas tecnológicas que permitem diferentes opções de utilização do cavaco excedente na indústria: produzir energia térmica (inerente ao processo produtivo), produzir mais MDF e produzir energia elétrica para autoconsumo. Após definição de premissas, a elaboração de um fluxograma de decisão permitiu a identificação e o mapeamento de variáveis e agentes relacionados com cada etapa decisória, demostrando a importância da identificação e mapeamento destas variáveis e agentes para a tomada de decisão.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Guerra, Jorge Carlos Corrêa
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Gestão e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqGestão de Negóciospt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GN_VII_2012_1_01.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.