Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19357
Título: A inteligência emocional, como ferramenta na obtenção do sucesso profissional
Autor(es): Rosiak, Silvana Paula
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Inteligência emocional
Inteligência social
Testes de inteligência
Emotional intelligence
Social intelligence
Intelligence tests
Data do documento: 16-Jul-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROSIAK, Silvana Paula. A inteligência emocional, como ferramenta na obtenção do sucesso profissional. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal destacar o uso da Inteligência Emocional como uma importante ferramenta na constante busca de sucesso do profissional contemporâneo. Esta monografia pretende possibilitar o entendimento de como o conceito do “ser inteligente” evoluiu depois da obra do psicólogo Daniel Goleman, que conseguiu disseminar para o mundo a idéia de que a inteligência para ser completa, deve levar em consideração as emoções. Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre o tema Inteligência Emocional com enfoque organizacional, que apresenta as razões do porque cada vez mais as emoções vêm tomando um espaço maior no mundo corporativo e como os indivíduos que, hoje estão inseridos no mercado de trabalho, podem adquirir, desenvolver e praticar esta competência, de forma a favorecer seu desempenho profissional. Concluí que somente o Quociente de Inteligência (QI), sozinho não é suficiente tanto para alavancar carreiras, como para o desenvolvimento das organizações.
Abstract: This study's main objective is to highlight the use of Emotional Intelligence as an important tool in the constant pursuit of successful contemporary professional. This monograph is intended to allow the understanding of how the concept of "being smart" evolved after the work of psychologist Daniel Goleman, who managed to spread to the dumb idea that intelligence to be complete, must take into consideration the emotions. This is a literature review on the topic Emotional Intelligence with organizational approach that presents the reasons why more and more emotions are taking a larger space in the corporate world and as individuals, are now inserted in the labor market, may acquire, develop and practice this skill in order to promote their professional performance. Concluded that only the Intelligence Quotient (IQ) alone is not sufficient to leverage both careers, and for the development of organizations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19357
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GN_VII_2012_1_15.pdf624,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.