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dc.creatorMartins, Rodrigo França
dc.date.accessioned2020-11-23T19:07:41Z-
dc.date.available2020-11-23T19:07:41Z-
dc.date.issued2016-02-25
dc.identifier.citationRODRIGO, França Marins. Planejamento de vendas e operações: uma proposta de implementação para recursos de rede demandados por clientes corporativos. 2016. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Serviços de Telecomunicações) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19381-
dc.description.abstractAfter the privatization of the telecommunications industry that occurred at the end of 90’s, the Brazilian market has become more dynamic and competitive, especially at the end of the State monopoly and free competition template creation. In this scenario, the tolerance for inefficient telco operators was reduced and was accelerated the search for methods, techniques and tools able to optimize operational and financial results of the companies. This dissertation intends to submit the Sales and Operations Planning (S&OP) as a concept able to aid in the decisionmaking process for resource allocation of enterprise customers and, thus, bring competitive advantages for the company. The S&OP is described as a structured tool in monthly meetings, in which each department involved in the steps of sales and operations provides information to be analyzed and discussed to obtain the commitment of each area to improve the process. In theoretical chapters, the thesis starts with the contextualization of the telecommunications market in Brazil, passes through the presentation of process maps used as a reference in the sector, covers the demand planning and ends with the discussion about production strategies. Already in discussion practice, network resources are identified as elements necessary to delivery the product/service, allowing the expansion of the concept of S&OP. Giving sequence, aspects related to the implementation of the proposed model are addressed, including results and improvement points identified. Finally, it is concluded that the sales and operations planning can contribute positively to appropriate allocation of network resources required for corporate customers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectVendas - Administraçãopt_BR
dc.subjectTelecomunicações - Brasilpt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectSales managementpt_BR
dc.subjectTelecommunication - Brasilpt_BR
dc.titlePlanejamento de vendas e operações: uma proposta de implementação para recursos de rede demandados por clientes corporativospt_BR
dc.title.alternativeSales and operation planning: an implementation proposal to network resources used by corporate customerspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoApós a privatização do setor de Telecomunicações ocorrida no fim dos anos 90, o mercado brasileiro tornou-se mais dinâmico e competitivo, especialmente pelo fim do monopólio estatal e criação do modelo de livre concorrência. Neste cenário, a tolerância para operadoras ineficientes diminuiu e acelerou-se a busca por métodos, técnicas e ferramentas capazes de otimizar os resultados operacionais e financeiros dessas empresas. Esta dissertação pretende apresentar o Planejamento de Vendas e Operações (S&OP - Sales and Operations Planning) como conceito capaz de auxiliar no processo decisório de alocação de recursos para atendimento de clientes corporativos e, assim, trazer vantagens competitivas para a companhia. O S&OP é descrito como uma ferramenta estruturada em reuniões mensais, nas quais as cada departamento envolvido nas etapas de vendas e operações traz informações para serem analisadas e debatidas para, ao final, obter o compromisso de cada área para melhoria do processo. Nos capítulos teóricos, a tese inicia pela contextualização do mercado de telecomunicações no Brasil, passa pela apresentação de mapas de processos utilizados como referência no setor, aborda o planejamento da demanda e encerra com a discussão sobre as estratégias de produção. Já na discussão prática, os recursos de rede são identificados como elementos necessários para entrega do produto/serviço, permitindo a ampliação do conceito de S&OP. Em seguida, são abordados os aspectos relacionados com a implantação do modelo proposto, passando pelos resultados e pontos de melhoria identificados. Por fim, conclui-se que o planejamento de vendas e operações pode contribuir positivamente para alocação adequada dos recursos de rede necessários para atendimento de clientes corporativos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Miziara, Alexandre Jorge
dc.contributor.referee1Miziara, Alexandre Jorge
dc.contributor.referee2Miziara, Alexandre Jorge
dc.contributor.referee3Miziara, Alexandre Jorge
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão de Serviços de Telecomunicaçõespt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
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