Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19390
Título: Vantagens operacionais e de custos no setor público com a virtualização de desktops: um estudo para a Receita Estadual Regional de Curitiba
Título(s) alternativo(s): Operational and cost advantages with desktop virtualization in the public sector: a study for the regional state revenue Curitiba
Autor(es): Santos, Jefferson Luiz da Silva
Orientador(es): Nabas, Kleber Kendy Horikawa
Palavras-chave: Sistemas de computação virtual
Microcomputadores
Administração pública
Custo
Virtual computer systems
Microcomputers
Municipal government
Cost
Data do documento: 22-Mai-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Jefferson Luiz da Silva. Vantagens operacionais e de custos no setor público com a virtualização de desktops; um estudo para a Receita Estadual Regional de Curitiba. 2014. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho busca verificar as vantagens operacionais e redução de custos com a virtualização de desktops no setor público, sendo um estudo de caso para a Delegacia Regional da Receita Estadual de Curitiba. Pela proposição de um plano de virtualização, seguindo diretrizes corporativas de um plano piloto, é calculada a economia efetiva em investimentos em ativos que se tem com a solução de virtualização adquirida e sua infraestrutura, a economia no consumo de energia elétrica com a utilização de terminais Zero Client em vez de computadores pessoais, e são analisadas as funcionalidades da solução adquirida nos aspectos de gerenciamento, suporte, segurança, disponibilidade e acessibilidade.
Abstract: This study aims to verify the operational advantages and cost savings with desktop virtualization in the public sector, with a case study for the Regional Office of State Revenue of Curitiba. By proposing a virtualization plan, following corporate guidelines of a master plan, is calculated the actual economy investments in assets that have a virtualization solution with acquired and its infrastructure, economy in power consumption with the use of terminal Zero Client instead of personal computers, and analyzed the features acquired in the aspects of management, support, security, availability and accessibility solution.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19390
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_I_2014_11.pdf9,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.