Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19405
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pauluk, Solange Daufembach Esser | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T19:18:08Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T19:18:08Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-26 | |
dc.identifier.citation | PAULUK, Solange Daufembach Esser. Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19405 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.subject | Educational innovations | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.title | Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Com as tecnologias cada dia mais presente em todos os lugares e em praticamente em tudo que fazemos, principalmente nos espaços escolares, é preciso que a escola e o professor do ensino fundamental estejam preparados para serem colaboradores e mediadores de uma aprendizagem mais significativa para com o estudante que cada vez mais necessita de subsídios para lidar com a avalanche de inovações e conhecimentos no início da alfabetização. Assim, surgem dúvidas pertinentes sobre como identificar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de 1º e 2º anos do Ciclo 1 no Ensino Fundamental. Portanto, os objetivos propostos neste trabalho foram de identificar e avaliar tais contribuições na fase da alfabetização, identificar a autonomia tecnológica e explorar usos criativos da tecnologia educacional utilizados no ambiente escolar pesquisado. Para isso se utilizou do método de abordagem dedutivo, partindo de análise qualitativa dos dados, o estudo exploratório e a técnica da observação participante. O acesso à tecnologia contribui para a formação de indivíduos “proativos”, de maneira crítica e de criativas soluções, agregando indivíduos pensantes para construir conhecimento, interagem e integra os diferentes conteúdos, proporciona o acesso a diferentes usos sociais da leitura e escrita, dando significado a aprendizagem, possibilitando escolhas e exigência da qualidade do que lhe é oferecido. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Christian Luiz da | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Eletrônica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_GETIC_I_2013_13.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.