Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNinomiya, Mayra Akemi
dc.date.accessioned2020-11-23T19:19:16Z-
dc.date.available2020-11-23T19:19:16Z-
dc.date.issued2019-05-20
dc.identifier.citationNINOMIYA, Mayra Akemi. Sistemas de comunicação eficazes para empresas de TI: análise da comunicação dentro da start up de TI. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19443-
dc.description.abstractWe know that communication is extremely important in our society. However, to what extent can this same communication be and should be important within an organization? Business communication is among the most important aspects of communication, and when there are problems in this, countless are the negative consequences for the medium. In order to avoid this kind of problem, there are systems that are used to facilitate day to day organizational communication. Called Communication Systems, they are tools used by employees to standardize and also organize how and where communication will occur. It may be for internal or internal communication only, systems need to be introduced to the company in a careful way, avoiding rejection by employees. In this study, we had the opportunity to study a start up of Information Technology in order to understand the accomplishment of this company and the importance of communication within it. It was visualized the current problem of communication within the company, and after analyzing the needs of the company, it was proposed the implementation of an initially free communication system. As a result, there was an improvement in the team's internal and external communication, task time optimization and fewer cases of errors caused by lack of communication among those involved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação empresarialpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectGrupos de trabalhopt_BR
dc.subjectBusiness communicationpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectCommunication and technologypt_BR
dc.subjectTeams in the workplacept_BR
dc.titleSistemas de comunicação eficazes para empresas de TI: análise da comunicação dentro da start up de TIpt_BR
dc.title.alternativeEffective communication systems for IT companies: communication analysis within an IT startuppt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoSabemos que, a comunicação é algo extremamente importante dentro da nossa sociedade. Entretanto, até que ponto essa mesma comunicação pode e deve ser importante dentro de uma organização? A comunicação empresarial, está entre as vertentes mais importantes da comunicação, e quando existem problemas nesta, inúmeras são as consequências negativas para o meio. A fim de evitar esse tipo de problema, existem sistemas que são utilizados para facilitar o dia a dia da comunicação organizacional. Chamados de Sistemas de Comunicação, são ferramentas usadas pelos funcionários com o objetivo de padronizar e organizar como e onde a comunicação ocorrerá. Podendo ser exclusivamente para comunicação interna ou não, esse tipo de sistema precisa ser introduzido na empresa de maneira cuidadosa, evitando que haja rejeição por parte dos funcionários. Neste estudo, tive a oportunidade de analisar a rotina de uma Start Up de Tecnologia da Informação, a fim de entender a realidade dessa empresa e a importância da comunicação dentro da mesma. Foi visualizado o problema atual de comunicação dentro da empresa, e após análise das necessidades da mesma, foi proposto a implantação de um sistema de comunicação inicialmente gratuito. Como resultado, verificado uma melhora na comunicação interna e externa da equipe, otimização de tempo das tarefas e menor número de casos de erros ocasionados por falta de comunicação entre os envolvidos.pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.degree.programGestão de Tecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Miziara, Alexandre Jorge
dc.contributor.referee1Rosa, Bernadete Márcia Volchcoski F. da
dc.contributor.referee2Miziara, Alexandre Jorge
dc.contributor.referee3Miziara , Alexandre Jorge Miziara
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_VIII_2019_07.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.