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dc.creatorStainzack, Julio Cesar
dc.date.accessioned2020-11-23T19:50:41Z-
dc.date.available2020-11-23T19:50:41Z-
dc.date.issued2018-03-07
dc.identifier.citationSTAINZACK, Julio. Aplicação da ferramenta A3 na área de suporte do produto: um estudo de caso numa empresa da região sul do país. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19528-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to present the result of the application of the A3 tool A3 within a Product Support department of a vehicle company in the southern region of Brazil. The A3 is a continuous improvement tool from the Toyota Production System. The tool guides the critical analysis of the problem, identifies the current situation, the nature of the problem, the actions, the ways in which the problem will be solved, and the evidence that the problem has actually been solved. The tool was applied in the Product Support area which is a department responsible for creating all the documentation used for the maintainability of the company products, such as the service information used in the repairs to the dealers and end customers. The Product Support department works with resources sized for activities within the routine of developing new products. In some situations, the Customer Support department, which interfaces with the final customers and users of the products, requests to the Product Support area specific repair information or field actions, out of the normal work routines causing different expectations between departments. During the investigation of the problem, the situation was analysed in other plants of the company and due to the A3, a new process flow was created and implemented among the departments, aligning the expectations, defining the interfaces with defined parameters and criteria aiming mainly to have agility in the demands of the final customer.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectLean manufacturingpt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.subjectQuality controlpt_BR
dc.titleAplicação da ferramenta A3 na área de suporte do produto: um estudo de caso numa empresa da região sul do paíspt_BR
dc.title.alternativeApplication of the A3 tool in the product support area: a case study in a company of the southern region of the countrypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal, apresentar o resultado da aplicação da ferramenta A3 no departamento de Suporte do Produto em uma montadora de veículos na região sul do Brasil. O A3 é uma ferramenta de melhoria contínua proveniente do Sistema Toyota de Produção. A ferramenta orienta a análise crítica do problema, identifica a situação atual, a natureza do problema, as ações de contenção, as maneiras de como o problema será solucionado e as evidências de que o problema foi realmente solucionado. A ferramenta foi aplicada na área de Suporte do Produto que é um departamento responsável pela criação de toda a documentação usada para a mantenabilidade dos produtos da companhia como por exemplo, as informações de serviço usadas nos reparos para os concessionários e clientes finais. O departamento de Suporte do Produto trabalha com recursos dimensionados para as atividades dentro da rotina de desenvolvimento de novos produtos. Em algumas situações, o departamento de Suporte ao Cliente, que faz a interface com os clientes finais e usuários dos produtos, solicita para a área de Suporte do Produto informações específicas de reparo ou ações de campo, fora das rotinas normais de trabalho causando diferentes expectativas entre os departamentos. Durante a investigação do problema, a situação foi analisada em outras plantas da empresa e como resultado do A3, um novo fluxo de processo foi criado e implementado entre os departamentos, alinhando as expectativas, definindo as interfaces com parâmetros e critérios definidos visando principalmente ter agilidade nas demandas vindas do cliente final.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Paris, Wanderson Stael
dc.contributor.referee1Paris, Wanderson Stael
dc.contributor.referee2Muniz, Sérgio Tadeu Gonçalves
dc.contributor.referee3Leite, Higor Vinicius dos Reis
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Empresarialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
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