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Título: Análise e gestão de custos em indústria moveleira de pequeno porte
Título(s) alternativo(s): Cost analysis and management in small scale furniture industry
Autor(es): Solagna, Renato Giovanni
Orientador(es): Hopfer, Kátia Regina
Palavras-chave: Indústria de móveis
Custo industrial
Contabilidade de custo
Lucros
Furniture industry and trade
Costs, Industrial
Cost accounting
Profit
Data do documento: 5-Mar-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOLAGNA, Renato Giovanni. Análise e gestão de custos em indústria moveleira de pequeno porte. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As indústrias moveleiras atuam em um mercado com alta concorrência e precisam melhorar continuamente sua qualidade, mas sem elevar demais os custos. Uma empresa de pequeno porte desse setor trabalha com uma infinidade de produtos que possuem variada complexidade. Ao mesmo tempo, a empresa não possui uma gestão de custos feita de maneira adequada e não consegue saber como está a lucratividade por produto. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar os custos da empresa para chegar ao lucro real da venda de seus produtos. Para isso, se faz necessário uma revisão de literatura nas áreas de contabilidade de custos, para posterior análise dos métodos de custeio e formação do preço de venda. Além disso, o conceito de margem de contribuição e ponto de equilíbrio precisa ser estudado. Por fim, o trabalho apresenta os resultados que foram obtidos com a pesquisa, analisandoos de forma detalhada.
Abstract: The furniture industries operate in a market with high competition and need to continuously improve their quality, but without raising costs too much. A small business in this industry works with countless products that have great complexity. At the same time, the company does not have cost management done properly and cannot know how the profitability per product is. Therefore, the general objective of the research is to analyze the costs of the company to achieve the real profit of the products. For this, it is necessary a literature review in the areas of accounting, for later analysis of costing methods and sale price formation. Besides that, the concept of contribution margin and break-even point needs to be studied. Finally, the paper presents the results that were obtained with the research, analyzing each of them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19532
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