Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19583
Título: Fintech: inovação e ruptura no sistema bancário
Autor(es): Doliveira, Paola Rodrigues
Orientador(es): Lemes Junior, Antonio Barbosa
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
Bancos - Inovações tecnológicas
Bancos - Regulamentos
Technological innovations
Banks and banking - Technological innovations
Banks and banking - Regulations
Data do documento: 20-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DOLIVEIRA, Paola Rodrigues. Fintech: inovação e ruptura no sistema bancário. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Financeira) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: A partir de 2008, após a Crise Financeira Mundial, o mercado passou a criar condições para inovações especialmente nos serviços financeiros industriais. O contexto foi propício nesse período para o surgimento de novos negócios, o que contou com a expertise de profissionais que ficaram à margem da crise. bem como com a oportunidade de atingir "franjas de mercado", não atingidas pelos grandes bancos. Assim, as fintechs, combinação de empresas de alta tecnologia com a oferta de serviços financeiros dos mais variados (empréstimos, gestão financeira, cartão de crédito, entre outros) passaram a ocupar esse espaço. Nos últimos três anos, vislumbramos o engajamento dos próprios gigantes desse mercado, buscando parcerias que resultem em menores custos, maior velocidade e coloquem o usuário no centro do atendimento.Nesse passo, também se verificou o movimento da regulamentação no mundo, que no Brasil é priorizada pelo Banco Central do Brasil. O cenário é promissor e complexo, pois envolve em muitos casos a remodelagem de um modelo de negócio centralizado e altamente controlado. Desintermediação é palavra de ordem nesse cenário ainda não vivido, mas que poderá representar um marco de transformação do sistema financeiro. No Brasil, Nubank e Moip já são casos de sucesso e muitos outros estão por vir.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19583
Aparece nas coleções:CT - Gestão Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GESFIN_I_2016_12.pdf7,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.