Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19590
Título: Comparação de método de precificação e seu impacto na receita de pequenos negócios
Autor(es): Cruz, Paula Beatriz Kawanishi
Orientador(es): Catapan, Anderson
Palavras-chave: Preços - Métodos
Preços - Determinação
Pequenas e médias empresas
Desempenho
Custo
Prices - Methods
Basing-point system
Small business
Performance
Cost
Data do documento: 24-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CRUZ, Paula Beatriz Kawanishi. Comparação de método de precificação e seu impacto na receita de pequenos negócios. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Especialização em Gestão Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido para discutir e comparar método de precificação já existente com a realidade atual de uma microempresa de design autoral. Os novos negócios enfrentam dificuldades para estipular o valor de venda correto de seus produtos que podem dificultar o seu desenvolvimento e por consequência não atingir os objetivos financeiros esperado. Para atingir os objetivos estabelecidos nesta monografia foi realizada pesquisa bibliográfica e teórica sobre ferramenta de precificação, Mark up, e exploratória sobre o negócio de design autoral Estúdio Mob. No caso, priorizou-se a análise de dados sobre os custos de produção, fornecido pelo proprietário, para identificar o processo de precificação, além de entrevista presencial com o proprietário. A partir disso verificou-se que para definir os preços dos produtos comercializados, além do conhecimento mais amplo por parte do proprietário com relação aos custos de fabricação o mesmo deve adotar ferramentas de precificação para garantir o desenvolvimento financeiro do negócio. Em suma, o trabalho visa apontar e comparar o papel da ferramenta Mark up como instrumento de gestão para garantir o retorno financeiro esperado a pequenos negócios.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19590
Aparece nas coleções:CT - Gestão Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GESFIN_III_2018_08.pdf748,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.