Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19609
Título: Indicador de gastos com passagens aéreas em função da antecedência da compra
Autor(es): Schlosser, Bruna Vargas
Orientador(es): Guimarães, Inácio Andruski
Palavras-chave: Indicadores econômicos
Tecnologia da informaçãoInformation technology
Viagens aéreas
Linhas aéreas - Tarifas
Economic indicators
Information technology
Air travel
Airlines - Rates
Data do documento: 26-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHLOSSER, Bruna Vargas. Indicador de gastos com passagens aéreas em função da antecedência da compra. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Financeira) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: A presente pesquisa com abordagem quantitativa explanatória busca verificar se existe economia em função da precedência da compra de passagens aéreas por parte de uma empresa de tecnologia da informação com foco na implantação e consultoria do software SAP. Nesta empresa existe um grande volume de viagens para atendimento a clientes fora da sua sede em Curitiba, sendo que o montante de gastos com passagens aéreas pode chegar a um milhão de reais ao longo de um ano. A relevância do trabalho se justifica pelo planejamento estratégico da empresa em 2016, no qual a empresa busca eliminar os desperdícios nos processos administrativos onde no processo de compra de passagens aéreas podem ser identificados desperdícios financeiros em função dos dias de antecedência em que as compras são efetuadas. Para fundamentação do trabalho buscou-se na literatura entender o que as viagens representam nas empresas e o que são as viagens de negócios, também foi verificado alguns fatores que influenciam nas tarifas aéreas e, para atender os objetivos gerais e específicos da pesquisa buscou-se na teoria o que são indicadores de desempenho e qual a sua importância para as empresas. Para compor a amostra utilizou-se 319 bilhetes aéreos de ida e volta para o principal destino da empresa, Curitiba-Congonhas-Curitiba, comprados no ano de 2016. Os dados foram agrupados em seis intervalos de dias de antecedência contendo a quantidade de passagens adquiridas em cada um destes intervalos, o montante e o valor médio pago nos bilhetes. A metodologia para análise dos dados foi análise da variância ANOVA onde através do resultado foi possível comprovar que existe economia na compra de passagens de acordo com os dias de antecedência. Através da média aritmética dos intervalos definidos para a amostra foi possível definir a meta que compreende a quantidade de dias necessários para efetuar a compra das passagens e gerar economia, e por fim foi construído o indicador para acompanhar mensalmente o cumprimento desta meta. Foi concluído que a empresa precisa estabelecer uma política de viagens para que as passagens aéreas sejam compradas com a antecedência necessária para gerar economia.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19609
Aparece nas coleções:CT - Gestão Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GESFIN_I_2016_01.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
281,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.