Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19631
Título: Desenvolvimento do curso em metodologia científica instrumental na modalidade a distância no campus virtual Fiocruz
Título(s) alternativo(s): Development of an online course on introduction to scientific methodology in the Fiocruz cirtual campus
Autor(es): Barata, Manoel Silva
Orientador(es): Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
Palavras-chave: Ensino à distância
Ambientes virtuais compartilhados
Cursos online aberto massivo
Metodologia
Distance education
Shared virtual environments
Massive open online course
Methodology
Data do documento: 27-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BARATA, Manoel Silva. Desenvolvimento do curso em metodologia científica instrumental na modalidade a distância no campus virtual Fiocruz. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este estudo está dividido em três partes, um levantamento bibliográfico para o desenvolvimento e implementação da segunda etapa, Curso de Metodologia Científica Instrumental na modalidade a distância, utilizando os recursos fornecidos pela plataforma Moodle do Campus Virtual Fiocruz e, finalmente, uma investigação sobre a qualidade deste curso com seus alunos. O problema que motivou esta pesquisa... A questão norteadora é como desenvolver e oferecer um curso de metodologia científica para pessoas que não poderiam ser capazes de fazê-lo presencialmente. O objetivo geral desta pesquisa foi fornecer subsídios para a melhoria de cursos no formato da Educação a Distância. A metodologia escolhida para apoiar este estudo é a abordagem quantitativa e qualitativa, explicativa, apresentando os principais recursos utilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de questionários autoaplicáveis a todos que concluíram o curso e com base na análise dos dados, compilaram-se duas tabelas: uma, com sugestões de melhorias para futuras versões deste curso; e outra, com sugestões temáticas para novos cursos que possam ser desenvolvidos por nossa instituição; Também, destacaram-se alguns pontos prioritários que requerem atenção especial no desenvolvimento de qualquer curso a distância como questões relacionadas ao aspecto tecnológico, às mídias, à dimensão pedagógica, à interação e à tutoria. O – objetivo inicial deste estudo foi alcançado, pois criou-se o modelo piloto de um MOOC (Massive Open Online Course), além de avaliar sua qualidade e coletar sugestões de melhorias para versões futuras, com seu próprio público-alvo.
Abstract: Este estudo está dividido em três partes, um levantamento bibliográfico para o desenvolvimento e implementação da segunda etapa, Curso de Metodologia Científica Instrumental na modalidade a distância, utilizando os recursos fornecidos pela plataforma Moodle do Campus Virtual Fiocruz e, finalmente, uma investigação sobre a qualidade deste curso com seus alunos. O problema que motivou esta pesquisa... A questão norteadora é como desenvolver e oferecer um curso de metodologia científica para pessoas que não poderiam ser capazes de fazê-lo presencialmente. O objetivo geral desta pesquisa foi fornecer subsídios para a melhoria de cursos no formato da Educação a Distância. A metodologia escolhida para apoiar este estudo é a abordagem quantitativa e qualitativa, explicativa, apresentando os principais recursos utilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de questionários autoaplicáveis a todos que concluíram o curso e com base na análise dos dados, compilaram-se duas tabelas: uma, com sugestões de melhorias para futuras versões deste curso; e outra, com sugestões temáticas para novos cursos que possam ser desenvolvidos por nossa instituição; Também, destacaram-se alguns pontos prioritários que requerem atenção especial no desenvolvimento de qualquer curso a distância como questões relacionadas ao aspecto tecnológico, às mídias, à dimensão pedagógica, à interação e à tutoria. O – objetivo inicial deste estudo foi alcançado, pois criou-se o modelo piloto de um MOOC (Massive Open Online Course), além de avaliar sua qualidade e coletar sugestões de melhorias para versões futuras, com seu próprio público-alvo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19631
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_34.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.