Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNisemblat, Mariana
dc.date.accessioned2020-11-23T20:21:13Z-
dc.date.available2020-11-23T20:21:13Z-
dc.date.issued2019-09-30
dc.identifier.citationNISEMBLAT, Mariana. A Curadoria de conteúdo como competência digital na língua portuguesa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19632-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to demonstrate how is possible working with the information abundance dispersed on the web with high school students during the learning process of the Portuguese Language while contributing to organize the profuse information flow. To illustrate a specific example of practicing is analyzed the potentialities of the Wakelet platform, wich offers a multimodal object filtering support that can develop special skills in the digital culture. For this study, a qualitative bibliographic review (BR) was performed encompassing the Curation of a Digital Content in the education area and others knowledge fields too, in order to answer the guiding question of this research. With the accomplishment of this BR was possible to verify that by bringing different media formats in the same place was feasible to deepen the understanding of some subjects proposed by the teacher, as also the development of criticality and the recognition of authorial importance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCuradoriapt_BR
dc.subjectLiteraciapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectCuradoriapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.titleA Curadoria de conteúdo como competência digital na língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeContent curation as a digital competence in the portuguese languagept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende demonstrar como é possível trabalhar com a abundância de informações dispersas na web, com os estudantes do Ensino Médio, na aprendizagem da Língua Portuguesa,ao mesmo tempo em que contribui para organizar o profuso fluxo informacional existente. Para ilustrar um exemplo específico de prática, analisam-se as potencialidades da plataforma Wakelet, que oferece um serviço de apoio à filtragem de objetos multimodais, que pode desenvolver habilidades específicas ao se trabalhar com a cultura digital. Para este estudo foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica(RB),de abordagem qualitativa,englobando a Curadoria de Conteúdo Digital, dentro e fora da área da educação, para responder à questão norteadora. Com a realização desta RB foi possível constatar que ao reunir diferentes formatos de mídias em um mesmo local obtém-se um aprofundamento do entendimento sobre a temática proposta pelo professor, o desenvolvimento da criticidade e o reconhecimento da importância autoral.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Patrícia Fernanda da
dc.contributor.referee1Silva, Patrícia Fernanda da
dc.contributor.referee2Rocha, Flávia Sucheck Mateus da
dc.contributor.referee3Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_35.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.