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Título: O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização
Título(s) alternativo(s): Use of Scratch software as a pedagogical resource in the literacy process
Autor(es): Montanarin, Cleveron
Orientador(es): Dallabona, Carlos Alberto
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Jogos educativos
Alfabetização
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Educational technology
Educational games
Literacy
Scratch (Computer program language)
Data do documento: 25-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MONTANARIN, Cleveron. O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: As tecnologias digitais já estão presentes em nossa cultura e são utilizadas nas mais variadas instâncias da sociedade, inclusive na educação. Estas mesmas tecnologias, quando bem planejadas, podem auxiliar o professor no seu trabalho. Isso inclui o uso de jogos, que pode se tornar um recurso pedagógico profícuo e atrativo. Já no processo de alfabetização o uso das tecnologias digitais, principalmente por meio de jogos, oferece estímulos e propiciam o desenvolvimento não apenas cognitivo, mas também cinestésico do indivíduo. Assim, de maneira lúdica e com uma proposta e metodologia pedagógica diferenciada, o indivíduo é estimulado a aprender de forma ativa, fazendo e jogando. Uma possível ferramenta para o desenvolvimento de jogos interativos que podem auxiliar no processo de alfabetização é Software Scratch, que tem por finalidade tornar o desenvolvedor e jogador protagonistas do seu próprio aprendizado.
Abstract: Digital technologies are already present in our culture and are used in the most varied instances of society, including education. These same technologies, when well planned, can assist the teacher in his work. This includes the use of games, which can become a useful and attractive learning resource. In the process of literacy, however, the use of digital technologies, mainly through games, stimulate and provides not only cognitive but also kinesthetic development of the individual. Thus, in a playful way and with a different proposal and pedagogical methodology, the individual is encouraged to learn actively, doing and playing. One possible tool for developing interactive games that can assist in the literacy process is Scratch Software, which aims to make the developer and player the protagonists of their own learning
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19644
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