Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Alexandre do
dc.date.accessioned2020-11-23T20:21:31Z-
dc.date.available2020-11-23T20:21:31Z-
dc.date.issued2019-08-29
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Alexandre do. Design + recursos educacionais abertos: proposta para uma formação docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19648-
dc.description.abstractThe development of teaching materials is a complex activity that aims at the production of a work routine, the creation of a product and an evaluation of use. Similarly, a problem arises in the creation of Open Educational resources. (OER), which configure educational products that are licensed under their community use (use, adaptation, copying, distribution, and generation of derivative works) without the permission of the intellectual author by the developer. Thematic design as a technique for the creation of visual drawings, can be a contribution to the education of a particular theme. Other factors allow the articulation of theoretical teaching with the development of educational products and also the possibility of building pedagogical experiences (means of interactive materials, multimedia, aesthetic appeal, among others). The designation is then designed to develop and distribute a collection of OER on the design skills and competencies required for OER development. For design the educational method for interdisciplinary design as the Instructional, Educational and Pedagogical design, phillance having a standard element, the analysis of educational needs, the content and printing with an educational practice. The REA series application is a classroom training course, where a qualitative teaching methodology is used to learn the material as a pedagogical practice of the instructor and the learning. of the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos) - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDesign - Educationpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.titleDesign + recursos educacionais abertos: proposta para uma formação docentept_BR
dc.title.alternativeDesign + open educational resources: a proposal for teacher qualificationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento de materiais didáticos é uma atividade complexa que nem sempre faz parte da rotina de docentes, ao passo que necessita, de forma geral, de: pesquisa, planejamento de conteúdo, elaboração visual do produto e avaliação de uso. A falta desta prática pode ser compreendida pela rotina de docência, o uso massivo de apostilas, uma rasa formação inicial e continuada acerca do assunto e falta de domínio em ferramentas de desenvolvimento gráfico. De forma semelhante, a problemática se verifica na criação de Recursos Educacionais Abertos (REA), que se configuram como artefatos educacionais que estão submetidos a um licenciamento que condiciona seu uso pela comunidade (uso, adaptação, copia, distribuição e geração de obras derivadas) sem que haja a perca da autoralidade pelo desenvolvedor. Tendo em vista tal contexto, o Design como área técnica ligada a criação de projetos visuais, pode contribuir para a Educação ao passo que, entre outros fatores, permite articular o discurso teórico com o desenvolvimento dos produtos educacionais e também possibilita a construção de experiências pedagógicas significativas (por meio de materiais interativos, multimidiáticos, de apelo estético, entre outros). Então, este projeto destina-se a desenvolver e distribuir uma coleção de REA acerca das habilidades e competências em Design necessárias para se desenvolver REA. Para a criação dos materiais é empregado metodologias projetuais interdisciplinares como o Design Instrucional, Educacional e Pedagógico, permitindo assim estabelecer: critérios de produção, análise das necessidades educacionais, organização dos conteúdos e conexão com a prática educacional. A aplicação da coleção de REA acontece na forma de uma oficina de oito horas para um curso de licenciatura em Química, onde utiliza-se de uma metodologia de caráter qualitativo para se analisar a eficiência do material, como impacta a prática pedagógica do instrutor e o aprendizado dos estudantes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Liao, Tarliz
dc.contributor.referee1Liao, Tarliz
dc.contributor.referee2Dalt, Silvana da
dc.contributor.referee3Garcez, Mônica Regina
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_01.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.