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dc.creatorLemos, Jéssica Jardim da Silva de Lemos
dc.date.accessioned2020-11-23T20:21:32Z-
dc.date.available2020-11-23T20:21:32Z-
dc.date.issued2019-09-27
dc.identifier.citationLEMOS, Jéssica Jargim da Silva de. A gamificação como estratégia para o ensino de literatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19649-
dc.description.abstractThe current research aims to highlight the importance of gamification as auxiliar tool for teaching literature, in addition to this, it is provided to teachers a pedagogical allowance só that they can create a proposal of intervention to any problem inside the classroom, the low interest and motivation of students for reading literary texts.Thus, this work proposes the possibility of using gamification as an active methodology in teaching literature in first-year schools and highlights the importance of new technologies in order to add other experiences to the understanding of a literary text. The methodology applied was the bibliography research which consists of making clear theoretical issues regarding teaching literature as well as the use of new technologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitores - Reação críticaReader - response criticismpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReader - response criticismpt_BR
dc.titleA gamificação como estratégia para o ensino de literaturapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo destacar a importância da gamificação como ferramenta auxiliadora no ensino de literatura, além de fornecer aos docentes subsídio pedagógico para elaboração de uma proposta de intervenção acerca de um problema recorrente nas salas de aula, o pouco interesse e motivação pela leitura de textos literários por grande parte dos alunos. Este trabalho propõe a possibilidade de utilização da gamificação como metodologia ativa no ensino de literatura na educação básica e destaca a importância das novas tecnologias de modo a acrescentar outras experiências de apreensão do texto literário. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que consiste, em esclarecer discussões teóricas a respeito da leitura voltada para o ensino de literatura, bem como do emprego de novas tecnologias.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Flietaz, Mara Rejane Proença
dc.contributor.referee1Filietaz, Marta Rejane Proença
dc.contributor.referee2Bridi, Jamile Cristina Ajub
dc.contributor.referee3Andrade, Zinara Marcet de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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