Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19652
Título: A tecnologia na escola: um olhar atento ao projeto conectados (SEED/PR)
Título(s) alternativo(s): The technology in the classroom: a close look at the Conectados project (SEED/PR)
Autor(es): Azevedo, Ana Letícia Padeski Ferreira de
Orientador(es): Mocrosky, Luciane Ferreira
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Comunicação
Tecnologia
Escolas - Paraná
Information technology
Communication
Tecnology
Schools - Paraná
Data do documento: 25-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AZEVEDO, Ana Leticia Padeski Ferreira de. A tecnologia na escola: um olhar atento ao projeto conectados (SEED/PR). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A tecnologia está presente no cotidiano dos indivíduos na atualidade, cada vez com maior frequência. As diversas manifestações da tecnologia, estão imbricadas nos processos cotidianos de tal forma que se faz necessário seu estudo. Sendo tão presentes na vida dos indivíduos é esperado que as tecnologias, especialmente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) adentrem no âmbito escolar, visando atingir objetivos educacionais. Visto esse contexto delineamos o questionamento norteador dessa pesquisa: como a Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED/PR) viabiliza através do projeto Conectados o uso de tecnologias na rede estadual de ensino? Para responder esse questionamento foi realizada uma pesquisa documental sobre o referido projeto, destacando nos documentos disponibilizados publicamente como ocorreu o processo de elaboração, implementação e avaliação das ações de inserção das TIC nas escolas estaduais. Os principais resultados destacam o envolvimento da comunidade escolar para a inserção das TIC nas práticas escolares, bem como as dificuldades de utilização dessas tecnologias devido à infraestrutura e o processo ainda recente de letramento digital dos indivíduos envolvidos.
Abstract: Technology is present in the daily lives of individuals, with increasing frequency. The various manifestations of technology, are intertwined in everyday processes in a way that its study is necessary. Being so present in the lives of individuals, it is expected that technologies, especially Information and Communication Technologies (ICT) will enter the school, aiming to achieve educational goals. Given this context we outline the guiding question of this research: how the Paraná State Department of Education (SEED / PR) enables through the Connected project the use of technologies in the state school system? In order to answer this question, a documentary research was carried out about this project, highlighting in the publicly available documents how the process of elaboration, implementation and evaluation of ICT insertion actions in state schools took place. The main results highlight the involvement of the school community for the inclusion of ICT in school practices, as well as the difficulties of using these technologies due to the infrastructure and the still recent digital literacy process of the individuals involved.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19652
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_04.pdf454,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.