Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19739
Título: Barbárie civilizada sob a ótica de Alex Polari de Alvarenga
Autor(es): Silva, Deusely Libório da
Orientador(es): Almeida, Rogério Caetano de
Palavras-chave: Poesida brasileira
Ditadura
Direitos humanos
Tortura
Brazilian poetry
Dictatorship
Human rights
Torture
Data do documento: 6-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Deusely Libório da. Barbárie civilizada sob a ótica de Alex Polari de Alvarenga. 2016. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Esta monografia é o resultado de um estudo bibliográfico visando compreender o que é a tortura e o que ela provoca a partir da trilogia de poemas do livro de Alex Polari de Alvarenga: Trilogia Macabra: I – O Torturador, Trilogia Macabra: II - O analista de Informações e Trilogia Macabra: III – A parafernália da tortura. Essa trilogia foi concebida no auge da Ditadura Militar no Brasil, década de 1970, momento em que o regime censurava, exilava, torturava e matava pessoas que lutavam contra ela. No último poema dessa trilogia de Polari foi possível constatar que a indicação de que ainda vivemos num período de tortura pode ser verificada e que acontece com o auxílio dos recursos tecnológicos a que os praticantes das torturas recorrem. Os poemas citados sinalizam a complexidade da política brasileira de então, na qual, tornou-se inegável uma política autoritária e as práticas das torturas daquele período arraigado de abusos de poder, preconceitos e exploração dos oprimidos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19739
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_2016_X_06.pdf797,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.