Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19923
Título: Literatura Fundamental: transposição da mídia audiovisual para o contexto escolar
Título(s) alternativo(s): Fundamental Literature: transposing the audiovisual media into school context
Autor(es): Almeida, Aline Novais de
Orientador(es): Catto, Camilo
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ensino - Recursos audiovisuais
Literature - Study and teaching
Educational technology
Teaching - Audio-visual aids
Data do documento: 22-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALMEIDA, Aline Novais de. Literatura Fundamental: transposição da mídia audiovisual para o contexto escolar. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apresenta como tema a utilização do recurso audiovisual no ensino da literatura, dirigido, especialmente, para o âmbito do Ensino Médio. Tendo como objetivo a discussão em torno do engajamento dos alunos no diz respeito à formação leitora de obras literárias canônicas, tanto nacionais como estrangeiras, conjectura-se que a televisão, ou melhor, determinadas peças midiáticas produzidas no ambiente telemático, podem contribuir para aproximar o estudante da literatura. Em seu desenvolvimento, a monografia articula uma análise direcionada às especificidades da linguagem midiática do programa televisivo Literatura Fundamental (2013-2016), do canal educativo Univesp TV, vinculado à Universidade Virtual do Estado de São Paulo e produzido por meio de um convênio estabelecido com a Fundação Padre Anchieta. Nesse sentido, dois vídeos do programa, também transmitidos pela internet, foram selecionados para constituir o corpus analítico, pautando-se nos pressupostos da corrente fenomenológico-hermenêutica, aliada a uma investigação qualitativa do fenômeno avaliado. A finalidade do exame desses produtos audiovisuais reside na tentativa de uma intervenção pedagógica que propõe realizar a transposição de uma peça midiática para o contexto de sala de aula, desdobrando, por conseguinte, em uma mobilização que intenta arregimentar o interesse dos alunos pela leitura e o estudo dos clássicos literários. Fixou-se um caráter valorativo em relação aos programas analisados, inquirindo as qualidades artisticas e criativas e, deixando de lado, os aspectos sócio-históricos desses produtos midiáticos. Em relação aos procedimentos de pesquisa, trata-se de uma investigação de cunho documental, formada, primordialmente, pelos vídeos escolhidos e apoiados, teoricamente, por um levantamento bibliográfico composto por livros e artigos científicos publicados recentemente, entre os anos de 2001 a 2015. Este trabalho pretende, portanto, comprovar a viabilidade didático-pedagógica desse tipo de recurso audiovisual em sala de aula, sustentando a participação do docente, como mediador, nesse processo de desenvolvimento da leitura e da fruição do texto literário por parte do aluno do Ensino Médio.
Abstract: This paper presents as main topic the use of audiovisual tools in the teaching of literature, aiming precisely at High school education. It is considered that the use of telecommunication can contribute greatly with students' engagement with reading both national and international literature. In this analysis, we focus on the specificities of the media language from the TV show Literatura Fundamental (2013-2016), displayed in the educational channel Univesp TV, belonged to the Virtual University of the State of São Paulo and produced in partnership with the Padre Anchieta Foundation. To constitute the corpus, we have selected two videos from this TV show that are also transmitted online, based on the presuppositions of the phenomenological-hermeneutical current, allied to a qualitative investigation of the phenomenon. The purpose of this study is to propose a pedagogical intervention that attempts to carry out the transposition of TV media into the classroom context, with the intention of arousing students interest in reading and studying literary classics. The TV shows analyzed here were valued by their artistic and creative qualities, having been left aside any socio-historical aspects. The research is mainly documentary, consisted of the videos chosen and theoretically supported by a bibliographic survey composed of books and scientific articles published recently, between the years of 2001 to 2015. This work aims to prove the didactic-pedagogical practicability of this type of audiovisual resource in the classroom, assisting the teacher as mediator in the process of reading development and enjoyment of the literary text by the High School student.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19923
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_2.pdf794,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.