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Título: Sistemas de produção e de visualização de informação tridimensional (3D) na educação: análise de caso de uso no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Three dimensional (3D) information production and visualization systems in education: use case analysis in primary education
Autor(es): Franco, Jorge Ferreira
Orientador(es): Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Inovações educacionais
Realidade virtual na educação
Educational technology
Computer-assisted instruction
Educational innovations
Virtual reality in education
Data do documento: 15-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FRANCO, Jorge Ferreira. Sistemas de produção e de visualização de informação tridimensional (3D) na educação: análise de caso de uso no ensino fundamental. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise relativa ao uso de tecnologias avançadas de produção e de visualização de informação tridimensional (TAPVI3D) para estimular multiletramentos, no ensino fundamental. A literatura pesquisada indica escassez de casos de uso de TAPVI3D para aprimorar habilidades cognitivas e de multiletramentos dos indivíduos durante os processos educacionais de ensinar e de aprender, no ensino fundamental. Com base na crescente evolução de TAPVI3D, seus usos na construção de ambientes digitais tridimensionais (AD3D) e impactos nas pesquisas e desenvolvimentos militares, acadêmicos e na indústria do entretenimento, é formulada a pergunta que norteia esta pesquisa. Como usar TAPVI3D de modo integrado com a construção de conteúdo para aprimoramento de habilidades cognitivas e multiletramentos no ensino fundamental? A partir desta pergunta, os objetivos são: analisar um caso de uso para conhecimento e compreensão do processo de utilização de TAPVI3D; identificar que vantagens e desvantagens ocorrem no uso dessa tecnologia em comparação com a utilização de tecnologias convencionais como, por exemplo, o lápis e o papel; e selecionar caso de uso de TAPVI3D, acessível e programável, no padrão da internet, no ensino fundamental. Com suporte de fundamentos teóricos do construcionismo de Papert e do conceito de multiletramentos, esta pesquisa bibliográfica qualitativa estuda e analisa documentos de domínio científico, tais como livros, periódicos, e artigos científicos, que apresentam uso escolar de TAPVI3D e de realidade virtual (RV), entre 2012 e 2018. O desenvolvimento de um caso de uso de TAPVI 3D e de RV programáveis, no padrão da internet, em uma escola de ensino fundamental I e II, da rede pública municipal de São Paulo, é analisado. A análise inter-relaciona elementos textuais e visuais multimodais utilizados durante os processos de ensinar e de aprender realizados por meio de integrar TAPVI3D e RV, programação de computadores e conceitos científicos do currículo para criar um AD3D. Os resultados desta análise são que os processos educativos com apoio na integração mencionada propiciam inclusão sociotécnica por meio de domínio de tecnologias digitais, aprimora habilidades com multiletramentos e estimula capacidades cognitivas como as de ler, escrever, comunicar, pesquisar, atenção, aprender a aprender e pensar espacialmente e transdisciplinarmente.
Abstract: This research presents an analyses related to the use of advanced three dimensional information production and visualization technology (A3DIPVT) for stimulating multiliteracies at k-12 levels. The researched literature shows a lack of use cases utilizing A3DIPVT for enhancing individuals’ cognitive and multiliteracies skills during the educational processes of teaching and learning at k-12 levels. With bases on the growing evolution of A3DIPVT, its uses in the building of 3D digital environments (3DDE) and impacts in military, academic and entertainment industry research and development, the question that drives this research is “How to use A3DIPVT in a way integrated with the construction of content for enhancing cognitive and multiliteracies skills at k-12 levels?” From this question, the aims are: analyse a use case for knowing and comprehending the process of how to utilize A3DIPVT; identify what advantages and disadvantages of using this technology occur in comparison with conventional technologies, for instance, pencil and paper; and select a use case of employing accessible and programmable A3DIPVT based on the internet standard, at k-12 levels. With base on theoretical support of Papert’s constructionism and on the multiliteracies concept, this qualitative bibliographic research studies and analyses documents of scientific domain, such as books, journals, and scientific papers which involve scholarly use of A3DIPVT and virtual reality (VR), from 2012 to 2018. The development of a use case of web based, programmable, A3DIPVT and VR, in a primary school from Sao Paulo municipal schools network is analysed. The analysis interrelates multimodal textual and visual elements utilized during the teaching and learning processes accomplished through integrating A3DIPVT and VR, computer programming and scientific concepts of the curriculum for creating a 3DDE. This analysis results are that the educational processes with base on the mentioned integration promote sociotechnical inclusion through individuals’ dominating digital technologies; enhance subjects’ multiliteracies skills; and stimulate citizens’ cognitive competences such as reading, writing, communicating, researching, attention, learning to learn, and spatially and transdisciplinary thinking.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19935
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