Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Regina Santos
dc.date.accessioned2020-11-24T11:19:57Z-
dc.date.available2020-11-24T11:19:57Z-
dc.date.issued2018-09-22
dc.identifier.citationSILVA, Regina Santos. Tecnologias de informação e comunicação na escola: possibilidades de desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes do ensino fundamental. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19960-
dc.description.abstractPublic Education in Brazil, especially Basic Education, currently faces major challenges. In the context of the classroom, for example, it is evident that the teaching methodologies no longer correspond to the needs presented by an increasingly technologically advanced society. The mass media shows a growing role in the circulation of information, which can provoke questions about the importance and legitimacy of the school, as a space of knowledge construction. From this context, the present study aims to analyze the insertion of Information and Communication Technologies, through the Project "With The Voice: The Learner", in the different teaching and learning situations and their contributions to the development of critical thinking and autonomy of students of Elementary School, from a public school in the city of São Paulo. The study is an exploratory research, choosing in this investigation for the case study, in that data collection was carried out by means of bibliographical research, interviews and questionnaires, and the object of research focused on the project "With the Voice: The learner", developed on EMEF Father Leonel Franca, in São Paulo. The development of this project is from a macro project entitled EDUCOM.RÁDIO, designed and implanted in the municipal education network of São Paulo. It is concluded that projects that work in the perspective of Educommunication, with the focus on the integral formation of the subject, are able to achieve positive results, enabling the development of the student, as for a better expressive and communicative capacity and in the enlargement of the critical thinking and of autonomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectCritical thinkingpt_BR
dc.titleTecnologias de informação e comunicação na escola: possibilidades de desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeInformation and communication technologies in school: possibilities for development of critical thinking of elementary school studentspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA Educação pública no Brasil, em especial a Educação Básica, enfrenta atualmente grandes desafios. No contexto da sala de aula, por exemplo, constata-se que as metodologias de ensino já não correspondem às necessidades apresentadas por uma sociedade cada vez mais avançada tecnologicamente. Os meios de comunicação apresentam um crescente protagonismo na circulação de informações, o que pode provocar questionamentos sobre a importância e legitimidade da escola, como espaço de construção do conhecimento. A partir deste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação, por meio do Projeto “Com a Voz: o Educando”, nas distintas situações de ensino e aprendizagem e as suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento crítico e autonomia dos estudantes do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de São Paulo. O estudo apresenta-se como uma pesquisa exploratória, optando, nesta investigação, pelo estudo de caso, em que a coleta de dados realizou-se por meio da pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionários, sendo que o objeto de investigação centrou-se no projeto “Com a Voz: o Educando”, desenvolvido na EMEF Padre Leonel Franca, no município de São Paulo. O desenvolvimento deste projeto dá-se a partir de um macro projeto intitulado EDUCOM.RÁDIO, idealizado e implantado na rede municipal de ensino de São Paulo. Conclui-se que projetos que trabalham na perspectiva da educomunicação, com o foco na formação integral do sujeito, são capazes de alcançar resultados positivos, possibilitando o desenvolvimento do estudante, quanto a uma melhor capacidade expressiva e comunicativa e na ampliação do pensamento crítico e da autonomia.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Oséias Santos de
dc.contributor.referee1Oliveira, Oséias Santos de
dc.contributor.referee2Catto, Camilo
dc.contributor.referee3Kucharski, Marcus Vinicius Santos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_49.pdf612,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.