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Título: Estratégias de planejamento e controle de qualidade em queijaria da região sudoeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Planning and quality control strategies for cheese factory in southwestern Paraná
Autor(es): Steinbach, Juliana
Orientador(es): Prado, Naimara Vieira do
Palavras-chave: Controle de qualidade
Qualidade dos produtos
Alimentos - Qualidade
Queijo - Fabricação
Quality control
Quality of products
Food - Quality
Cheesemaking
Data do documento: 18-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: STEINBACH, Juliana. Estratégias de planejamento e controle de qualidade em queijaria da região sudoeste do Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.
Resumo: As constantes mudanças de mercado, em conjunto com a globalização e o surgimento de novas tecnologias, vêm aumentando a competitividade entre as empresas, tornando o mercado cada vez mais exigente, com maior qualidade, menores custos, maior produtividade, menores tempos de produção e rápida aprendizagem das práticas dos competidores. Desta forma, garantir a padronização dos produtos é fundamental para fidelização dos consumidores. Assim o objetivo do trabalho é demonstrar como as ferramentas da qualidade, quando adequadamente adotadas, podem assegurar a padronização do produto final de queijaria do Sudoeste do Paraná. A empresa foi caracterizada por meio da aplicação de questionários, da mesma forma, foram identificadas as ferramentas da qualidade adotadas ao longo da cadeia produtiva. A padronização do Queijo Cobocó foi verificada com a metodologia descritiva de Perfil flash aplicada em diferentes lotes, e testes de consumidor foram aplicados para verificar a percepção do produto pelo consumidor. A indústria apresentou excelente política de controle de qualidade, adotando e seguindo de forma rígida diferentes metodologias afim de assegurar a qualidade de seus produtos, a qual foi comprovada pelos testes sensoriais aplicados. O Queijo Cobocó pode ser descrito pelos atributos de cor amarela e laranja, odor amanteigado, sabor salgado, sabor gorduroso, sabor e sabor residual ácidos, textura quebradiça e dureza, não sendo verificada diferença significativa entre os lotes para estas características. O Queijo Cobocó apresentou boa aceitação pelos consumidores, e potencial de mercado, atingindo 77,86% de intenção de compra.
Abstract: Constant market changes, together with globalization and the emergence of new technologies, have been increasing competitiveness among companies, making the market increasingly demanding, with higher quality, lower costs, higher productivity, shorter production times and quick learning of competitor practices. Thus, ensuring the standardization of products is essential for customer loyalty. Thus, the objective of this work is to demonstrate how the quality tools, when properly adopted, can ensure the standardization of the small cheese factory final product of southwestern Paraná. The company was characterized through the application of questionnaires, the same way the quality tools adopted along the production chain were identified. Standardization of Cobocó Cheese was verified through the Flash Profile descriptive methodology applied in different batches, and consumer tests were applied to check consumer perception of the product. The industry has an excellent quality control policy, adopting and strictly following different methodologies in order to ensure the quality of its products, which was proven by the applied sensory tests. Cobocó cheese can be described by its yellow and orange attributes, buttery odor, salty taste, greasy taste, acid taste and residual taste, brittle texture and hardness, with no significant difference between lots for these characteristics. Cobocó Cheese had good acceptance by consumers, and market potential, reaching 77.86% of purchase intention.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20074
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