Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCasonato, Valdeliz Gomes
dc.date.accessioned2020-11-24T12:27:01Z-
dc.date.available2020-11-24T12:27:01Z-
dc.date.issued2014-02-07
dc.identifier.citationCASONATO, Valdeliz Gomes. As especificidades do currículo na EJA prisional: reflexão sobre as propostas vigentes. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20175-
dc.description.abstractIn Youth and Adult Education in CEEBJAS what happens inside the prison, there is a real and urgent need for reconstruction of curriculum proposals, and that these should be specifically designed for the public attended there as a student. There is no way to be based only on formal, traditional and regular curricular organization, albeit facing the EJA, within the Penal Units. This paper aims to reflect on curriculum proposals offered in prison EJA in Paraná, from a documentary literature. For this, at first, we propose to conceptualize the curriculum and its implications, highlighting the curriculum as base of educational practice. Then mapped the curriculum proposals offered in prison EJA in the State of Paraná, in the examination of texts and official documents that define and regulate the provision of adult education within prisons of Paraná, in order to discuss its limits and capabilities and test alternative changes to occur, from the curricular proposals, making the prison education something meaningful, active and liberating.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectPrisioneiros - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subjectPrisoners - Educationpt_BR
dc.titleAs especificidades do currículo na EJA prisional: reflexão sobre as propostas vigentespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNa Educação de Jovens e Adultos que acontece nos CEEBJAS no interior das prisões, há uma real e premente necessidade de reconstrução das propostas curriculares, devendo as mesmas ser especificamente elaboradas para o público ali atendido como aluno. Não há como se pautar, somente, na organização curricular formal, tradicional e regular, ainda que voltados para a EJA, dentro das Unidades Penais. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as propostas curriculares ofertadas na EJA prisional no Estado do Paraná, a partir de uma pesquisa bibliográfica documental. Para tanto, no primeiro momento, nos propomos conceituar o currículo escolar e suas implicações, realçando o currículo como balizador das práticas educativas. Em seguida, mapeamos as propostas curriculares ofertados na EJA prisional no Estado do Paraná, no exame de textos e documentos oficiais que definem e regulamentam a oferta da EJA dentro das unidades prisionais do Paraná, com o intuito de problematizar seus limites e potencialidades e ensaiar alternativas para que ocorram mudanças, a partir das propostas curriculares, tornando a educação prisional algo significativo, atuante e libertador.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Renata Peres
dc.contributor.referee1Barbosa, Renata Peres
dc.contributor.referee2Barbosa, Renata Peres
dc.contributor.referee3Barbosa, Renata Peres
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EJA_I_2013_17.pdf284,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.