Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luis Eduardo Fernandes da
dc.date.accessioned2020-11-24T12:27:09Z-
dc.date.available2020-11-24T12:27:09Z-
dc.date.issued2013-10
dc.identifier.citationSILVA, Luis Eduardo Fernandes da. Utopia individual em EJA. 2013. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Técnica Federal do Paraná, Londrina, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20184-
dc.description.abstractThis monograph aims to reflect on some of the causes that lead many people to give a second chance themselves, resuming his studies and enrolling in Youth and Adult Education (EJA), mode which is an alternative offered by the State to correct lag of teaching and learning. From this theme, data were collected to help subsidize this research through a questionnaire administered to students who are in the early and in the final EJA series. The same questionnaire was applied to these different groups in order to compare the differences between them. With this we sought to understand how this ability to dream the future acts on students in EJA. The research revealed some individual utopias that motivate citizens to resume their studies. Also revealed that people can go beyond the scope of professional training and showed the importance of educators to be aware of these expectations for this process to be more fruitful for both sides.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectUtopiaspt_BR
dc.subjectEstudantes - Aspiraçõespt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectStudent aspirationspt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.titleUtopia individual em EJApt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a refletir sobre algumas das causas que levam muitas pessoas a dar uma segunda chance a si mesmas, retomando seus estudos e matriculando-se na Educação de Jovens e Adultos, modalidade esta que é uma alternativa oferecida pelo Estado para a correção da defasagem de ensino e aprendizagem. Partindo deste tema, foram colhidos dados para ajudar a subsidiar esta pesquisa através de um questionário aplicado a estudantes da EJA que estão nas séries iniciais e os das séries finais. Foi aplicado o mesmo questionário a estes grupos distintos, a fim de comparar as diferenças entre eles. Com isto procurou-se conhecer como esta capacidade de sonhar com o futuro atua nos alunos da EJA. A esquisa revelou algumas das utopias individuais que motivam os cidadãos a retomarem os estudos. Revelou também que as pessoas podem ir além do objetivo de capacitação profissional e mostrou a importância de os educadores ficarem atentos a estas expectativas para que este processo seja mais proveitoso para ambos os lados.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Hruschka, Janete
dc.contributor.referee1Hruschka, Janete
dc.contributor.referee2Hruschka, Janete
dc.contributor.referee3Hruschka, Janete
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EJA_I_2013_08.pdf843,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.