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Título: PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais em uma obra de construção civil
Título(s) alternativo(s): PPER - Program of Prevention of Environmental Risks in a construction work
Autor(es): Reis, Suzana Martins
Orientador(es): Peres, Fabiano Moreno
Palavras-chave: Avaliação de riscos
Segurança do trabalho
Construção civil
Risk assessment
Industrial safety
Building
Data do documento: 26-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: REIS, Suzana Martins. PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais em uma obra da construção civil. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual e prática com análise do ambiente laboral para o desenvolvimento de um PPRA- Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais, com o objetivo de antecipação, reconhecimento, avaliação e apresentação de soluções para o controle dos riscos físicos, químicos e biológicos que possam afetar a saúde dos trabalhadores em uma obra de construção civil de um barracão. Riscos são evitados com a educação no que concerte a cuidados na segurança do trabalho, mudança de comportamento dos trabalhadores e a adoção de medidas preventivas simples, como treinamentos de trabalho, exigência de uso de equipamentos de segurança, exigência quanto ao respeito aos limites de temperatura, ruído, e outros, gerando assim uma obra segura e com menos stress a todos os envolvidos. Tanto a empresa como o funcionário se beneficiam de uma condição segura de trabalho. O cumprimento também diminui o risco do empreendedor ser reclamado pelo sindicato com ações trabalhistas ou de vir a ser autuado pelo ministério do trabalho. A sua implantação é obrigatória em todas as empresas brasileiras que contratam trabalhadores. Este programa é a base que subsidia as primeiras informações, e tem a obrigatoriedade de estar em consonância com outros documentos posteriores, exigidos pela legislação brasileira. Apesar da sua obrigatoriedade, as empresas estão encontrando muita dificuldade para a sua efetivação, seja por desconhecimento da legislação ou por falta de embasamento técnico. Este trabalho vem de encontro a esta necessidade para demonstrar quais os princípios básicos para se realizar um PPRA.
Abstract: This research presents a theoretical-conceptual and practical approach with analysis of the work environment for the development of a PPER - Program of Prevention of Environmental Risks, with the objective of anticipating, recognizing, evaluating and presenting solutions for the control of physical, chemical and biological risks that may affect the health of workers in a construction of a penthouse. Risks are avoided with education in regard to workplace safety, changes in the behavior of workers and the adoption of simple preventive measures, such as training, requirement of use of safety equipment, requirement regarding compliance with limits of temperature, noise, etc., generating a safe and less stressful work for all those who are involved. Both the company and the employee benefit from a safe working condition. Compliance also decreases the entrepreneur's risk of being claimed by the union with labor lawsuits or of being assessed by the labor ministry. Its implementation is mandatory in all Brazilian companies that hire workers. This program is the base that subsidizes the first information, and has the obligation to be in harmony with other later documents, required by the Brazilian legislation. Although it's obligatoriness, the companies are facing difficulties to implant it, either by unfamiliarity or to lack of technical background. This paper tries to solve this necessity, demonstrating which the basic elements to do a PPER.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20261
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