Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20281
Título: Estudo comparativo das ferramentas de armazenamento em nuvem dentro do contexto educacional
Título(s) alternativo(s): Comparative study of cloud storage tools within the educational context
Autor(es): Shinkai, Elza Akemi
Orientador(es): Guandeline, Eidy Leandro Tanaka
Palavras-chave: Computação em nuvem
Armazenamento de dados
Recursos eletrônicos de informação
Cloud computing
Data Warehousing
Electronic information resources
Data do documento: 15-Ago-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SHINKAI, Elza Akemi. Estudo comparativo das ferramentas de armazenamento em nuvem dentro do contexto educacional. 2016. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar os benefícios do uso de serviços de armazenamento on-line no contexto escolar através de um paralelo das funções entre três plataformas comumente utilizadas, além das especificidades de cada um. Também é discutida a importância de integralizar os serviços em um único data center (Centro de Processamento de Dados) para obtenção de maior compartilhamento, desempenho e qualidade melhorando a utilização de ferramentas digitais pelo educador, sendo um atributo que permite a inovação pedagógica através da conexão com os alunos, de maneira mais fácil, dando subsídios para que sejam capazes de produzir, socializar, colaborar, dividir, tirar dúvidas, articular conteúdos através de um ambiente unificado e compartilhado. Apresenta-se também uma pesquisa de campo de natureza exploratória, realizada com professores, abordando o conhecimento e utilização de sistemas de armazenamento on-line e suas propriedades no contexto escolar.
Abstract: The present research aims to present the benefits of using online storage services in the school context through a parallel of the functions between three commonly used platforms, in addition to the specificities of each one. It is also discussed the importance of integrating the services in a single data center to obtain greater sharing, performance and quality, improving the use of digital tools by the educator, being an attribute that allows pedagogical innovation through the connection with the students, in an easier way, giving them subsidies so that they are able to produce, socialize, collaborate, divide, ask questions, articulate contents through a unified and shared environment. We also present an exploratory field research, conducted with teachers, addressing the knowledge and use of online storage systems and their properties in the school context.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20281
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_08.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.