Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Eliza Rosa da
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:13Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:13Z-
dc.date.issued2017-04-13
dc.identifier.citationSILVA, Eliza Rosa da. Estratégias metacognitivas de aprendizagem: análise da aplicabilidade de um instrumento. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20285-
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the contribution of the instrument developed by Oliveira (2016) in the development of metacognitive strategies in the student’s learning process. Participated in this reseach, 11 students from a postgraduate course at a university in Paraná. The results were analyzed over four weeks, where the qualitative criteria for the analysis of the results were identified. The results showed that the instrument was useful in what is proposed. Among the greatest difficulties encountered, the manipulation of the instrument by physical means was the most cited. As suggestions for improvements, participants suggested that it become an application.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectMetacognitionpt_BR
dc.titleEstratégias metacognitivas de aprendizagem: análise da aplicabilidade de um instrumentopt_BR
dc.title.alternativeMetacognitive learning strategies: analysis of the applicability of an instrumentpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar a contrubuição do instrumento desenvolvido por Oliveira (2016) no desenvolvimento de estratégias metacognitivas no processo de aprendizagem dos alunos. Participaram desta pesquisa, 11 alunos de um curso de pós graduação de uma universidade pública do Paraná. Os resultados foram analisados ao longo de quatro semanas. Foram identificados as critérios qualitativos para análise dos resultados. Os resultados mostraram que o instrumento foi útil no que se propõe. Dentre as maiores dificuldades encontradas, o manuseio do instrumento por meio físico foi o mais citado. Como sugestões de melhorias, os participantes sugeriram que se tornasse um aplicativo.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Eccheli, Simone Deperon
dc.contributor.referee1Eccheli, Simone Deperon
dc.contributor.referee2Guerrini, Daniel
dc.contributor.referee3Storto, Letícia Jovelina
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_III_2017_10.pdf
  Disponível a partir de 2027-08-23
849,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.