Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKoga, Nelson Yuji
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:15Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:15Z-
dc.date.issued2016-10-15
dc.identifier.citationKOGA, Nelson Yuji. Criação de vídeo aulas de matemática por alunos do ensino fundamental. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20287-
dc.description.abstractThis work is an experience report on learning the four basic math operations, carried out with a small group of 3rd-grade students in the Elementary School of a municipal educational facility in a city located in the north of the State of Paraná, Brazil. The work was performed in out-of-school hours with a group of five students who had difficulties with the subject. It is mainly grounded on Ausubel's Theory of Meaningful Learning and articles which address ludic playfulness. As to the practical activities, one decided to work with the monetary system, since it is the everyday topic of school children, even at pre-school level. A little sales stand with simulated market-products and play money were used in order to involve the ludic and motivate the practice. A written and individual diagnostic evaluation was applied in the beginning, and the questions thereof were used as scripts for the videos produced by the students, who were divided in two teams. The videos served to support the exercises and especially to induce learning of the content at the time of creation. Later, one proceeded to the evaluation of learning in the same way as the first. The results show a significant point improvement, but were slightly lower than expected, also caused by some difficulties that occured during the development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGravações de vídeopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectMoedapt_BR
dc.subjectVideo recordingspt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.subjectMoneypt_BR
dc.titleCriação de vídeo aulas de matemática por alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeCreating math video lessons by elementary school studentspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um relato de experiência sobre a aprendizagem das quatro operações básicas de matemática realizada com um grupo pequeno de alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de uma cidade do norte do Paraná. O trabalho foi desenvolvido no contra turno com um grupo de cinco alunos com dificuldades na disciplina. Os subsídios foram buscados principalmente na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e em artigos que abordam a ludicidade. Para as atividades práticas, decidiu-se trabalhar com o sistema monetário, por ser assunto do dia a dia dos alunos, mesmo na fase pré-escolar. Para envolver o lúdico e proporcionar motivação à prática, utilizou-se de pequena banca simulando produtos de mercado e dinheiro fictício. Uma avaliação diagnóstica escrita e individual foi realizada de início, e as questões da mesma serviram também como roteiro dos vídeos produzidos pelos alunos divididos em duas equipes. Os vídeos serviram para subsidiar os exercícios e principalmente para induzir a aprendizagem do conteúdo no momento da criação. Posteriormente procedeu-se a avaliação da aprendizagem, nos mesmos moldes da primeira. Os resultados mostram uma melhora pontual significativa, mas ficaram um pouco aquém do esperado, ocasionado também por algumas dificuldades surgidas durante o desenvolvimento.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Goya, Alcides
dc.contributor.referee1Goya, Alcides
dc.contributor.referee2Barbeta, Cláudia de Faria
dc.contributor.referee3Eccheli, Simone Deperon
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_13.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.