Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Jacqueline Daniele França de
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:17Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:17Z-
dc.date.issued2017-06-30
dc.identifier.citationALMEIDA, Jacqueline Daniele França de. A mediação com tecnologias na educação infantil: algumas possibilidades. 2017. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20290-
dc.description.abstractCurrently, digital technologies are present in the school context and it is of fundamental importance that schools and teachers are prepared to exploit these resources as enhancers of children's interest, their attention, curiosity, willingness to participate, interact and appropriate information To transform it into knowledge. In this sense, mediation with technologies is the theme of this project and we delimit the study in the first level of Basic Education. We have as a general objective to reflect on the possibilities of mediation with technologies in Early Childhood Education and to materialize this project we define as specific objectives: to list tools and technological interfaces to be used in the context of Early Childhood Education; To suggest technological tools and interfaces for use in Early Childhood Education; Indicate the contributions of mediation with Information and Communication Technologies in Early Childhood Education for the development of skills and abilities. We delimit the research problem in: what are the possibilities of mediation with technologies in Early Childhood Education? This research is of social relevance because it aims to bring answers to this questioning, which may contribute to the teaching action at this level of education. We define for research the descriptive bibliographical research from a critical dialectic. Based on this study, we concluded that mediation with technologies in Early Childhood Education should be a privileged resource at this stage, since, in conjunction with educational objectives, it contributes significantly to the acquisition and development of skills and abilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleA mediação com tecnologias na educação infantil: algumas possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeThe mediation with technologies in nursery school: some possibilitiespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAtualmente, as tecnologias digitais estão presentes no contexto escolar e é de fundamental importância que escolas e professores estejam preparados para explorar esses recursos como potencializadores do interesse das crianças, da sua atenção, curiosidade, vontade de participar, de interagir e de se apropriar da informação para transformá-la em conhecimento. Nesse sentido, A mediação com tecnologias é o tema desse projeto e delimitamos o estudo no primeiro nível da Educação Básica. Traçamos como objetivo geral refletir sobre as possibilidades de mediação com tecnologias na Educação Infantil e para materializar esse projeto definimos como objetivos específicos: elencar ferramentas e interfaces tecnológicas a serem utilizadas no contexto da Educação Infantil; sugerir ferramentas e interfaces tecnológicas para o uso na Educação Infantil; indicar as contribuições da mediação com Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil para o desenvolvimento de competências e habilidades. Delimitamos o problema da pesquisa em: quais as possibilidades de mediação com tecnologias na Educação Infantil? Essa pesquisa é de relevância social pois tem o intuito de trazer respostas para esse questionamento, o que pode contribuir para a ação docente nesse nível de ensino. Definimos para investigação a pesquisa descritiva bibliográfica a partir de uma vertente crítico dialética. Com base nesse estudo concluímos que a mediação com tecnologias na Educação Infantil deve ser um recurso privilegiado nessa etapa, visto que, articulada com os objetivos educacionais contribui significativamente para a aquisição e o desenvolvimento de competências e habilidades.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Dutra, Alessandra
dc.contributor.referee1Dutra, Alessandra
dc.contributor.referee2Santos, Givan José Ferreira dos
dc.contributor.referee3Barbeta, Claudia de Faria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_III_2017_13.pdf980,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.