Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20291
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Genelita Francisco do | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T13:11:18Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T13:11:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-30 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Genelita Francisco do. O Hagáquê no ensino fundamental. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20291 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to show the need for a pedagogical practice using multiliteracies, as with the use of new technologies, diversity in the knowledge of students is strongly marked in the classroom. In order to encourage the teacher to work with the tics in their practical activities in school, presented the HagáQuê software as a tool that proposed reinterpretation of the story "Scaup". Despite the text present an elaborate vocabulary and outside the context of the students at the end of the study it was observed that the students were motivated by the activity even disliking the practice of reading and writing in their daily lives. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Hagáque (Software) | pt_BR |
dc.subject | Reading - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Information technology | pt_BR |
dc.title | O Hagáquê no ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | The Hagáquê in elementary school | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é mostrar a necessidade de uma prática pedagógica utilizando multiletramentos, visto que, com o uso das novas tecnologias, a diversidade nos saberes dos discentes está fortemente marcado na sala de aula. Com o intuito de estimular o professor a trabalhar com as TICs em suas atividades práticas na escola, apresentou-se o software HagáQuê como ferramenta dessa proposta de releitura do conto “Negrinha”. Apesar do texto apresentar um vocabulário rebuscado e fora do contexto dos alunos, ao final da pesquisa observou-se que os alunos ficaram motivados com a atividade mesmo não gostando da prática de leitura e escrita em seu cotidiano. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Catelão, Evandro de Melo | |
dc.contributor.referee1 | Catelão, Evandro de Melo | |
dc.contributor.referee2 | Marosti, Márcio Ricardo Dias | |
dc.contributor.referee3 | Machado, Daniela Zimmermann | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Ensino e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_ENT_III_2017_11.pdf | 996,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.