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dc.creatorNascimento, Genelita Francisco do
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:18Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:18Z-
dc.date.issued2017-05-30
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Genelita Francisco do. O Hagáquê no ensino fundamental. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20291-
dc.description.abstractThe objective of this work is to show the need for a pedagogical practice using multiliteracies, as with the use of new technologies, diversity in the knowledge of students is strongly marked in the classroom. In order to encourage the teacher to work with the tics in their practical activities in school, presented the HagáQuê software as a tool that proposed reinterpretation of the story "Scaup". Despite the text present an elaborate vocabulary and outside the context of the students at the end of the study it was observed that the students were motivated by the activity even disliking the practice of reading and writing in their daily lives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectHagáque (Software)pt_BR
dc.subjectReading - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleO Hagáquê no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe Hagáquê in elementary schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é mostrar a necessidade de uma prática pedagógica utilizando multiletramentos, visto que, com o uso das novas tecnologias, a diversidade nos saberes dos discentes está fortemente marcado na sala de aula. Com o intuito de estimular o professor a trabalhar com as TICs em suas atividades práticas na escola, apresentou-se o software HagáQuê como ferramenta dessa proposta de releitura do conto “Negrinha”. Apesar do texto apresentar um vocabulário rebuscado e fora do contexto dos alunos, ao final da pesquisa observou-se que os alunos ficaram motivados com a atividade mesmo não gostando da prática de leitura e escrita em seu cotidiano.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Catelão, Evandro de Melo
dc.contributor.referee1Catelão, Evandro de Melo
dc.contributor.referee2Marosti, Márcio Ricardo Dias
dc.contributor.referee3Machado, Daniela Zimmermann
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
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