Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Andréia Larissa de
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:19Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:19Z-
dc.date.issued2017-05-30
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Andréia Larissa de. O uso da sala de aula invertida e das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de aprendizagem. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20292-
dc.description.abstractThe digital society gave new shapes to the teaching-learning process. While most teachers grew accustomed with their teachers teaching them adopted by traditional methods of learning, the student's role was to go to classes, listen to the teacher's explanations and to do their homework, using only printed materials, their students wasborn in the midst of a great technology revolution, driven by facilitated access to internet, in which exclusive use of papers and the irrefutably acceptance of the content has became unfeasible. For this reason, the objective of this study was comparing the traditional teaching methodology with the flipped classroom, applying them. Methodologically it was used the bibliographic research and experimental field research at classroom. Two Art classes were apllied in different school groups. In class A was applied the traditional learning methodology. In class B was used the flipped classroom and the information and communication technologies. We also analyzed an active learning methodology in which the learner becomes the protagonist in the educational process. After the result analysis was perceived, despite the short period of time, that the use of new methodologies proved to be most effective in the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleO uso da sala de aula invertida e das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeThe use of the flipped classroom and Information and Communication Technologies in the learning processpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA sociedade digital deu novos contornos para o processo de ensino-aprendizagem. A maioria dos professores cresceu habituada com seus tutores ensinando-os de maneira tradicional, em que o papel discente era ir à aula, ouvir as explicações docentes e realizar o dever de casa, contando somente com materiais impressos. Os seus alunos, entretanto, nasceram em meio a uma grande revolução tecnológica, impulsionada pelo acesso facilitado à internet, em que a utilização exclusiva de papéis e a aceitação do conteúdo de forma inquestionável têm se tornado inviável. Por este motivo, esta pesquisa objetiva comparar a metodologia de ensino tradicional com a sala de aula invertida, aplicando-as em classe. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo experimental. Foram aplicadas duas aulas da disciplina de Artes em turmas diferentes. Na turma A foi aplicada a metodologia tradicional de aprendizagem, enquanto na turma B fez-se o uso da sala de aula invertida e das tecnologias da informação e comunicação. Também foi analisada a metodologia ativa de aprendizagem, na qual o aprendiz torna-se protagonista no processo educacional. Após a análise de resultados, percebeu-se que, mesmo em curto período de tempo, o uso de novas metodologias se mostrou mais eficaz no processo de ensino- aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
dc.contributor.referee1Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
dc.contributor.referee2Gomes, Celina de Oliveira Barbosa
dc.contributor.referee3Pereira, Liliane
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_III_2017_03.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.