Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20293
Título: | Cinema nas aulas de arte: vivências, experiências e práticas |
Título(s) alternativo(s): | Cinema in art classes: experiences and practices |
Autor(es): | Campos, Andressa Tatielle |
Orientador(es): | Barbeta, Claudia de Faria |
Palavras-chave: | Cinema Curta-metragem Arte - Estudo e ensino Motion pictures Short films Art - Study and teaching |
Data do documento: | 30-Mai-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | CAMPOS, Andressa Tatielle. Cinema nas aulas de arte: vivências, experiências e práticas. 2017. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar o fazer artístico em sala de aula através de uma experiência prática da produção de um curta-metragem. Esta pesquisa foi realizada com alunos do nono ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular situada na região leste de Londrina. A metodologia utilizada para a efetivação deste trabalho foi baseada em uma pesquisa-ação. O trabalho teve duração de 03 meses letivos, duas vezes por semana, durante uma hora/aula. Por meio das análises realizadas constatou-se que é possível criar um ambiente favorável à construção do conhecimento artístico mediante a utilização de recursos tecnológicos, pois a experiência possibilitou a interação dos educandos frente às diferentes mídias e produção audiovisual, através da produção de textos, sistematização e da produção cinematográfica de forma colaborativa, que, possibilitam o desenvolvimento pessoal e cognitivo do discente. |
Abstract: | This work aimed to investigate the artistic activity in the classroom through a hands- on experience of producing a short film. This research was carried out with students from the ninth grade of Elementary School II of a private school located in the east region of Londrina. The methodology was based on a action research. The work was conducted in 03 school months, twice a week and for one hour in each class. Through the analyzes, it was observed that it is possible to create a favorable environment for the construction of artistic knowledge through the use of technological resources because the experience enabled the interaction of learners with media and audiovisual production through the production of texts, systematization and audiovisual production in a collaborative way so that it enabled the personal and cognitive development of the students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20293 |
Aparece nas coleções: | LD - Ensino e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_ENT_III_2017_04.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.