Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20302
Título: Dificuldades do ensino e aprendizagem da matemática na educação fundamental: a baixa utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) pelos docentes nas séries iniciais
Autor(es): Gonçalves, Cecilia de Morais
Orientador(es): Sturion, Leonardo
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Aprendizagem
Information technology
Learning
Data do documento: 27-Mai-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: GONÇALVES, Cecilia de Morais. Dificuldades do ensino e aprendizagem da matemática na educação fundamental: a baixa utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) pelos docentes nas séries iniciais. 2015. [59] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina. 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar como vem ocorrendo o ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática nas séries iniciais e a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, pelos docentes durante aulas dos docentes que atuam no Ensino Fundamental. O estudo foi realizado através de uma pesquisa descritiva bibliográfica e de campo, por meio da utilização de uma da metodologia quantitativa e qualitativa. Para sua aplicabilidade contamos com a participação de 85 docentes da Rede Municipal e Estadual da cidade de Londrina – PR, e 100 alunos do 4º ao 5º ano das Séries Iniciais como sujeitos desta pesquisa. Foram adotados com instrumentos de medidas dois questionários, um deles aplicado aos docentes, para obter informações como está a formação dos mesmos, quais as maiores dificuldades na metodologia durante as aulas, o que mais prejudica o letramento matemático, que tipos de recursos áudio visuais mais utilizados em sala e quais os programas, projetos e atividades são mais adequados para aprendizagem dos alunos neste universo tecnológico. O segundo questionários foi aplicado aos discentes com o objetivo de obter dados sobre: quais os tipos de exercícios e atividades mais lhe agradam, sobre a metodologia adotada se é clara e compreensível, quais recursos tecnológicos são mais utilizados pelos seus professores e como os mesmos são utilizados durantes as aulas. E ao final destes levantamentos serão observados quais mecanismos mais utilizados nos processos de ensino aprendizagem pelos docentes, para suprir as dificuldades e desafios ocorrentes da disciplina da Matemática e assim favorecer a aprendizagem dos alunos.
Abstract: The o objective of this study was to analyze as it has the teaching - learning mathematic discipline in theearly grades use oflneformationand Communication Technology – ICT by teachers duringles sonso of teachers Who work at elementary school. The study ws conducte dinitially in a descritíve literature and fieldby usin gone of the quantative and qualitative methods. For its applicability counton the a participation of 85 teacher sof the a City and state network of the city of Londrina – PR, and 100 students from the 4h to 5h year o ferarly grades as subjects in this study. Were adopted with instrument me a sures two questionnaires, one applied to teachers for guidelines as is the formation of the same which tegra test difficulties in the methodology during class, wich most affect the mathematica lleteracy, what kinds of áudio visual resources more use in class ande which programas. Project and aticities are best suited for lerningd students ins thi technological universe. The second questionnaire was administ ered to students in order too tain data on: what types of exercises and activities suit you. The second questionnaire was administeredt os students in order toobt a in data on: what types of exercises and activities suit you, on the methodolougy adopte is clear and under stand able, technological resources which are most lyused by the teachers and how they are used durantes classes. Anda t the endof the se survey swillbe, observed wihich mechanisms mos tu seed in the a teaching learning by teachers, tome et the difficultes and challenges occurring discipline of mathematis and thus promotet estudent learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20302
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_I_2015_03.pdf10,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.