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Título: O uso do Facebook como recurso pedagógico na aprendizagem do aluno com deficiência física neuromotora (DFNM)
Autor(es): Alencar, Maristela Costa de
Orientador(es): Dutra, Alessandra
Palavras-chave: Redes sociais
Educação inclusiva
Deficiência física
Social networks
Inclusive education
Disabilities
Data do documento: 27-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ALENCAR, Maristela Costa de. O uso do Facebook como recurso pedagógico na aprendizagem do aluno com deficiência física neuromotora (DFNM). 2015. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.
Resumo: Com a intensificação do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC em todos os setores da sociedade contemporânea, inclusive no setor educacional, e dada à importância deste recurso, a escola do século XXI abre suas portas para o uso de tecnologias como instrumento facilitador, com o intuito de oferecer ao educando uma forma interativa, dinâmica e ágil na construção de uma aprendizagem mais significativa. Pensando em uma escola aberta a qual, todas as pessoas, com ou sem deficiência, têm direito a uma educação de boa qualidade, esta pesquisa tem o propósito de unir educação e tecnologia de informação e comunicação, em particular neste estudo a utilização do Facebook, a favor da aprendizagem de um aluno com Deficiência Física Neuromotora (DFNM), no ensino regular, fomentando uma aprendizagem mais significativa neste processo de ensino. Os mecanismos utilizados para construir esta pesquisa foram pesquisa bibliográfica, de campo, experimental e analítica. Esta proposta de trabalho com o aluno com DFNM obteve resultados positivos na construção de uma aprendizagem mais dinâmica e autônoma e mostrou-se adequada para este aluno (dadas às condições em que este se encontra), em especial nas disciplinas de História e de Sociologia, onde pode-se observar o avanço na realização das atividades, tanto individualmente como em grupo. As atividades da disciplina de História como os questionários e leituras complementares, as discussões em sala a partir dos materiais postados na página do Facebook de Sociologia comprovaram o progresso da autonomia do educando.
Abstract: With the increased use of Information and Communication Technologies - ICTs in all sectors of contemporary society, including in the education sector, and given the importance of this resource, the school of the 21st century opens its doors to the use of technology as a facilitator instrument, in order to offer the student a fast, interactive, dynamic and responsive way to build a more meaningful learning. Thinking of an open school where all people, with and without disabilities, are entitled to a quality education; this research aims to combine education and information and communication technology, particularly in this study the use of Facebook, in favor of learning of a student with Disabilities Cerebral Physics (DFNM) in mainstream school, fostering a more meaningful learning in the teaching process. The mechanisms used to build this research were bibliographical, camp, experimental and analytic research. This proposed work with the student with DFNM, obtained positive results in building a more dynamic and autonomous learning and was shown appropriate for this student (given his conditions), especially in the subjects of History and Sociology, where has been observed the progress in the realization of the activities, both individually and in groups. The history activities such as questionnaires and supplementary readings, discussions in class from the sociology materials posted in the Facebook page proved the progress of learner autonomy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20306
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