Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBueno, Eduardo Fernandes
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:41Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:41Z-
dc.date.issued2016-10-15
dc.identifier.citationBUENO, Eduardo Fernandes. Tecnologias da informação e comunicação como um meio para a transição da escola tradicional para a nova escola: algumas reflexões. 2016. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20311-
dc.description.abstractThe aim of this work is to discuss some points on Basic Education, especially teaching methods and teaching and learning in High School, as well as Assessment practices and Basic Education Systems Reviews (SAEB), of Paraná Education (SAEP), National High School Exam (NHSE) and of the State University of Londrina Vestibular (UEL). To relate basic education and teaching and learning practices to Information and Communication Technologies (ICTs). Make brief analysis on generational changes (baby boomer, X, Y and Z) and the social and technological changes in this XXI century. To reflect and discuss whether there is an approach or distancing of pedagogical practices and ICT in school settings. Some reflections on the “traditional teaching and learning” school practices and the “new” behaviors of students connected in ICT: reflections on traditional school and “new school”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.titleTecnologias da informação e comunicação como um meio para a transição da escola tradicional para a nova escola: algumas reflexõespt_BR
dc.title.alternativeInformation and comunication technologies as a way for the traditional school transition to the new school: some reflectionspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o intuito de discutir alguns pontos sobre Educação Básica, especialmente práticas pedagógicas e de ensino e de aprendizagem no Ensino Médio, bem como práticas de Avaliação Educacional e Sistemas de Avaliações da Educação Básica (SAEB), da Educação do Paraná (SAEP), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Relacionar a Educação Básica e os processos de ensino e de aprendizagem às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Fazer breves análises sobre as mudanças geracionais (baby boomer, X, Y e Z) e as mudanças sociais e tecnológicas neste século XXI. Refletir e problematizar se há aproximação ou distanciamento das práticas pedagógicas e as TIC em ambientes escolares. Algumas reflexões sobre as práticas escolares “tradicionais de ensino e de aprendizagem” e os “novos” comportamentos dos alunos conectados nas TIC: reflexões sobre a escola tradicional e a “nova escola”.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee2Barbosa, Wierly de Lima
dc.contributor.referee3Mendes, Marcele Tavares
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_07.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.