Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastilho, Nilson Douglas
dc.date.accessioned2020-11-24T13:11:42Z-
dc.date.available2020-11-24T13:11:42Z-
dc.date.issued2016-10-15
dc.identifier.citationCASTILHO, Nilson Douglas. Matriz de habilidades e competências para o trabalho com leitura no ensino fundamental II. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20312-
dc.description.abstractThis research presents an action for regulation of learning from the development of a Reference Pattern, through descriptor sentences, is beneficial for the Portuguese Language teacher planning in practice of reading instruction. It also describes the importance of coordination between the structural axes in the native language teaching, considering how the reading is in constant dialogue with the other great skills of the language: reading, writing and listening. It presents significant learning concepts starting from the design skills and abilities, thus promoting classroom management through more concrete and easier to displayed results. Talks, reflective way, about the challenges of a group of teachers in the implementation of the Reference Pattern in their practice, bringing as a result the effectiveness of evaluative nature material both for the teacher and for the student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleMatriz de habilidades e competências para o trabalho com leitura no ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeMatrix of skills and competences for working with reading in Elementary School IIpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma ação para regulação das aprendizagens a partir da elaboração de uma Matriz de referência que, por meio de sentenças descritoras, seja produtiva para construção de planejamentos de professores de Língua Portuguesa na prática do ensino da leitura. Descreve também a importância da articulação entre os eixos estruturantes no ensino da língua materna, considerando como a leitura está em diálogo constante com as outras grandes competências da Linguagem: ler, escrever e ouvir. Apresenta conceitos de aprendizagem significativa partindo da concepção de Competências e Habilidades, promovendo, assim, a gestão de sala de aula por meio de resultados mais concretos e mais fáceis de serem visualizados. Discorre, de modo reflexivo, acerca dos desafios de um grupo de professores na implementação da matriz em sua prática, trazendo como resultado a efetivação de material de cunho avaliativo tanto para o professor, como para o aluno.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Dutra, Alessandra
dc.contributor.referee1Dutra, Alessandra
dc.contributor.referee2Quintilhano, Silvana Rodrigues
dc.contributor.referee3Santos, Givan José Ferreira dos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_II_2016_14.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.