Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20318
Título: Na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística
Título(s) alternativo(s): In my house has mathematics: a didactic proposal in the light of realistic mathematical education
Autor(es): Marino, Cleiton Antonio
Orientador(es): Tavares, Marcele
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Ensino - Metodologia
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Problems, exercises, etc
Teaching - Methodology
Data do documento: 30-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MARINO, Cleiton Antonio. Na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo a elaboração e a análise de uma trajetória de ensino e aprendizagem que contém 14 tarefas matemáticas criadas à luz da Educação Matemática Realística. Exploraram-se como contexto central das tarefas as construções de plantas baixas de casas para que as ideias matemáticas emergissem a partir de tarefas como tomar as medidas de paredes, interagir com os colegas, produzir textos, criar de esboços de projetos, entre outras. Para isso, utilizou-se da metodologia qualitativa de cunho interpretativo no que tange a análise das tarefas. A Educação Matemática, além de ser a abordagem de ensino que os professores devem adotar ao aplicar esse material em suas aulas, serviu ainda de aporte teórico para análise das tarefas.
Abstract: This work had as object the elaboration and analysis of one teaching trajectory and learning that contains 14 mathematical tasks created in the light of Realistic Mathematics Education. Low-floored constructions were explored as the central context for the tasks, so that mathematical ideas could emerge based upon tasks such as taking measurements of walls, interacting with colleagues, producing texts, creating project sketches among others. For this, qualitative research with an interpretative character was utilized, regarding the analysis of the tasks. The Realistic Mathematics Education, besides being the teaching approach that teachers should adopt when applying this material in their classes, also served as theorical contribution for the tasks’ analysis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20318
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EMAT_I_2017_01.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.