Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCremonez, Everlea Aparecida Rossi
dc.date.accessioned2020-11-24T13:14:56Z-
dc.date.available2020-11-24T13:14:56Z-
dc.date.issued2017-08-21
dc.identifier.citationCREMONEZ, Everlea Aparecida Rossi. Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20320-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the benefits and difficulties of allying digital technologies to teaching mathematics, as well as the teacher's difficulties in using them in their classes. For the development of the work, a bibliographical research was carried out on the emergence of technologies and their insertion in education. Data for analysis were obtained from high school students through an activity on frequencies and means, which was first taught in the classroom and the other in a computer lab. A questionnaire was presented to the students to evaluate their opinion with the methodology applied to the study of mathematics and also if the technologies should be inserted in other disciplines, showing that the inclusion of digital technologies can contribute much with the process of teaching and learning, Emphasizing the importance of the commitment of teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStatisticspt_BR
dc.titleTecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemáticapt_BR
dc.title.alternativeDigital information and communication technologies as teaching tools in mathematicspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo analisar os benefícios e as dificuldades de se aliar tecnologias digitais ao ensino de matemática, bem como as dificuldades do professor em usá-las em suas aulas. Para desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o surgimento das tecnologias e sua inserção na educação. Os dados para análise foram obtidos junto aos alunos do Ensino Médio, por meio de uma atividade sobre frequências e médias, que num primeiro momento foi ministrada em sala de aula e no outro em um laboratório de informática. Foi apresentado aos alunos um questionário para avaliar a opinião dos mesmos com a metodologia aplicada ao estudo da matemática e também se as tecnologias deveriam ser inseridas em outras disciplinas, evidenciando que a inclusão de tecnologias digitais pode contribuir em muito com o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando-se a importância do empenho dos professores.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.contributor.referee1Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Dutra, Alessandra
dc.contributor.referee3Dalto, Jader Otavio
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação Matemática e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EMAT_I_2017_04.pdf894,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.