Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReinaldo, Sheila Caroline Molina-
dc.date.accessioned2020-11-24T13:14:58Z-
dc.date.available2020-11-24T13:14:58Z-
dc.date.issued2017-06-02-
dc.identifier.citationREINALDO, Sheila Caroline Molina. Análise de tarefas em livros didáticos: um olhar para os contextos. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20322-
dc.description.abstractResearch in Mathematics Education has evidenced the context in mathematical tasks as a potentiator in the processes of teaching and learning Mathematics. This paper aims to identify in two textbooks of Basic Mathematics of the 6th grade, approved in PNLD 2017, tasks that present contexts that allow to perform an interdisciplinary work related to the content of natural numbers and decimal numbering system, since Textbooks are still the main didactic resource of math classes. In our discussion, we are based on the research carried out by Ferreira (2013) and the description of interdisciplinary work in government documents. It is a qualitative work of an interpretive nature, which seeks to highlight the importance of a critical reading of the didactic resources used in the classroom, especially the mathematical tasks of textbooks.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Análisept_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.subjectTextbooks - Analysispt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledgept_BR
dc.titleAnálise de tarefas em livros didáticos: um olhar para os contextospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of tasks in textbooks: a look at the contextspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoPesquisas em Educação Matemática tem evidenciado o contexto em tarefas matemáticas como um potencializador nos processos de ensino e de aprendizagem Matemática. O presente trabalho tem como objetivo identificar em dois livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental do 6º ano, aprovados no PNLD 2017, tarefas que apresentem contextos que possibilitam realizar um trabalho interdisciplinar relacionado ao conteúdo de números naturais e sistema de numeração decimal, uma vez que os livros didáticos ainda são o principal recurso didático das aulas de matemática. Em nossa discussão, fundamentamo-nos na pesquisa realizada por Ferreira (2013) e na descrição do trabalho interdisciplinar em documentos governamentais. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa de cunho interpretativo, que busca evidenciar a importância de uma leitura crítica dos recursos didáticos utilizados em sala de aula, em especial as tarefas matemáticas dos livros didáticos, no qual notamos pouca diversidade nos contextos das mesmas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee1Tavares, Marcele-
dc.contributor.referee2Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee3Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação Matemática e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EMAT_I_2017_16.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.