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Título: Materiais manipuláveis como recursos para o ensino de equação do primeiro grau a deficientes visuais
Título(s) alternativo(s): Materials manipulable as resources for teaching the equation of the 1st degree for the visually impaired
Autor(es): Martins, Susana de Assis Rosseto
Orientador(es): Trevisan, André Luis
Palavras-chave: Educação inclusiva
Deficientes visuais
Equações - Estudo e ensino
Material didático
Inclusive education
People with visual disabilities
Equations - Study and teaching
Data do documento: 30-Mai-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MARTINS, Susana de Assis Rosseto. Materiais manipuláveis como recursos para o ensino de equação do primeiro grau a deficientes visuais. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Este trabalho monográfico estabelece um breve estudo sobre o ensino da Matemática, confecção e aplicação de material manipulável como recurso para o ensino de equação de primeiro grau as pessoas com deficiência visual, a inclusão deles no ensino regula para, analisar o desenvolvimento da aprendizagem destes estudantes durante as aulas de Matemática na Escola Regular e na Escola de Apoio e também apresentar a importância do material manipulável no dia a dia às pessoas com deficiência visual. No decorrer do trabalho será apresentado a concepção de professores e estudantes deficientes visuais sobre a necessidade da inclusão em classes regulares, assim como a necessidade do uso ou não de materiais manipuláveis na resolução de cálculos matemáticos, especificamente em equações de primeiro grau. Outro ponto importante também abordado é a diferença entre o trabalho realizado pelos professores na Escola de Apoio específico aos deficientes visuais e pelos professores realizado nas Escolas Regulares. No presente trabalho, também será abordado as diferentes formas de deficiência visual, como identificar uma possível perda de visão e algumas patologias clínicas que podem levar a uma perda parcial ou total da visão. Por fim, facilitar a compreensão do conteúdo de equações de primeiro grau, com resolução de forma física e tátil, saindo da forma clássica e básica que seria apenas mental e em Braille.
Abstract: This monographic report intends to establish a brief study about Mathematical education, preparation and application of manipulative materials as a resource of first degree equations for the visually impaired, to include them in regular education, to analyze the learning development of these students during mathematical classes in regular school and special education schools, and lastly, the importance of concrete material in the day by day of this scholar. Throughout the project, the opinions of educators and visually deficient students will be presented on the necessity of inclusion in regular classes, as well as the absence or need of manipulatable materials in solving mathematical calculations, specifically in linear equations. Another important point that will also be considered is the difference between work executed by special education lecturers specific to the visual impaired and by teachers in regular schools. In the present essay, different forms of visual deficiency will also be addressed, as well as identifying a possible loss of vision and some clinical pathologies that may lead to partial or total loss of vision. Lastly, to facilitate the comprehension of the contents of linear equations, with a physical and tactile solution, leaving the classic and basic form that would be simply mental and Braille.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20323
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