Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Lucimara Machado
dc.date.accessioned2020-11-24T13:15:03Z-
dc.date.available2020-11-24T13:15:03Z-
dc.date.issued2017-06-30
dc.identifier.citationBORGES, Lucimara Machado. O uso de tecnologia com educação financeira contribui para o aprendizado da matemática? 2017. [42] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica do Paraná, Londrina, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20328-
dc.description.abstractThe teaching and learning processes undergo constant transformations, either by new methodologies or by the use of information and communication technologies (ICTs). This research had as objective to evaluate if the use of ICT with financial education in the teaching of mathematics, contributes to student learning. The methodology used was descriptive, and the data collected was obtained by a field survey with application of two questionnaires, the first one, applied to 16 students of a class of 8th grade elementary school II, participant of the program accelerates in one State college of Londrina-PR, and another applied to 10 students of the same class. The results show that 70% of the students consider the inclusion of technology in the study of mathematics attractive, 90% of students consider that the use of technology contributes to the learning of mathematics, and 80% of students consider it important to study Math with financial education. It was found that teachers need to overcome the lack in relation to the structure of the school does not offer adequate conditions and insert the use of ICT, favoring the study and learning of mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.titleO uso de tecnologia com educação financeira contribui para o aprendizado da matemática?pt_BR
dc.title.alternativeThe use of technology with financial education contributes to the learning of mathematics?pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoOs processos de ensino e aprendizagem sofrem transformações constantes, sejam por novas metodologias ou pelo uso de tecnologias de informações e comunicações - TICs. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar se o uso das TICs com educação financeira no ensino da matemática, contribui para o aprendizado do aluno. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo, e os dados coletados foram obtidos por uma pesquisa de campo com aplicação de dois questionários, sendo o primeiro, aplicado a 16 alunos de uma turma de 8º ano do ensino fundamental II, participante do programa Acelera em um colégio estadual de Londrina-PR, e outro aplicado a 10 alunos da mesma turma. Os resultados obtidos mostraram que na turma observada, 70% dos alunos considera atrativo a inclusão de tecnologia para o estudo da matemática, 90% dos alunos considera que a utilização de tecnologia contribui para o aprendizado da matemática, e 80% dos alunos considera importante estudar a matemática com a educação financeira. Constatou-se os professores precisam superar a carência em relação a estrutura da escola não oferece condições adequadas e inserir o uso das TICs, favorecendo o estudo e o aprendizado da matemática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Borssoi, Adriana Helena
dc.contributor.referee1Borssoi, Adriana Helena
dc.contributor.referee2Silva, Karina Alessandra Pessoa da
dc.contributor.referee3Ferruzzi, Elaine Cristina
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação Matemática e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Especialização em Educação Matemática e Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EMAT_I_2017_07.pdf5,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.