Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20336
Título: Caracterização da evasão escolar no CEEBJA de Santa Helena – PR
Autor(es): Correa, Zélia Delgado
Orientador(es): Ostrovski, Crizieli Silveira
Palavras-chave: Evasão escolar na educação de adultos
Educação - Aspectos sociais
Adult education dropouts
Education - Social aspects
Data do documento: 19-Fev-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CORREA, Zélia Delgado. Caracterização da evasão escolar no CEEBJA de Santa Helena – PR. 2012. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a “evasão” dos alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi pesquisado sobre as possíveis causas da evasão, e de que forma essa decisão pode refletir na vida social do aluno. Também quais as estratégias pedagógicas que podem ser aplicadas no ambiente escolar para que esse aluno permaneça no ambiente escolar. A pesquisa realizada tem pretensão de identificar as possíveis causas da “evasão” pesquisadas através de questionários destinados a alunos da EJA. Finalizando procurou discutir sobre o assunto, confrontando com as bibliografias estudadas, na busca de estratégias que levam ao entendimento acerca da permanência dos alunos no sistema educacional. Diante dessas análises observou-se que não há uma única causa da evasão escolar e sim vária situações que vão desde a situação econômica, cultural e geográfica. Nesse sentido, o professor torna-se uma peça fundamental nessa modalidade de ensino e permanência desse educando na escola
Abstract: This study aims to investigate the "evasion" of students in the Youth and Adults (EJA). A search on the possible causes of evasion, and how that decision may reflect the social life of the student. Also what teaching strategies that can be applied in the school environment so that student remains in school. The research has claim to identify the possible causes of "evasion" surveyed by questionnaires designed for students of adult education. Finally tried to discuss the subject, confronting the bibliographies studied in the search for strategies that lead to understanding of the permanence of students in the educational system. In view of these analyzes showed that there is no single cause of school dropout, but a variety of situations ranging from the economic, cultural and geographical. In this sense, the teacher becomes a key part in this type of education and retention of learners in school.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20336
Aparece nas coleções:MD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_PROEJA_2012_IV_21.pdf661,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.