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Título: A presença dos adolescentes na educação de jovens e adultos em Santa Helena
Autor(es): Maffissoni, Joice
Orientador(es): Juliano, Joice Maria Maltauro
Palavras-chave: Educação de adultos
Alfabetização de adultos
Estudantes
Adult education
Adult literacy
Students
Data do documento: 1-Mar-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MAFFISSONI, Joice. A presença dos adolescentes na educação de jovens e adultos em Santa Helena. 2012. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Este trabalho faz uma breve investigação acerca dos adolescentes na Educação de Jovens e Adultos com foco no Município de Santa Helena – PR, principalmente por que são aspectos oportunos para um novo direcionamento do Sistema Educacional do País, principalmente por ser uma modalidade que tornar-se uma necessidade de garantia a esses educandos “marginalizados” de oportunidade fundamental para a construção de sua cidadania. É por ser uma modalidade de ensino por Direito, é também uma questão de igualdade e de inclusão, que há muito tempo foi violada pelo analfabetismo. A Educação de Jovens e Adultos – EJA – atualmente representa uma nova possibilidade ao direito à educação, principalmente porque não se trata de um processo visto com olhos de “favores”, trata-se de um direito garantido pela Constituição Federal do País de1988. Para se concretizar essa pesquisa realizou um estudo da trajetória da EJA, já que a história da mesma se mistura com a história da educação básica, onde se encontra uma herança marcada por políticas publicas. Juntamente com levantamentos de dados a respeito da presença dos adolescentes na educação de jovens e adultos em Santa Helena. Percebeu-se que esses alunos da EJA estão inseridos no mercado de trabalho, ou ainda esperam nele ingressar e não visam apenas à certificação da escolaridade para manter sua situação profissional, mas planejam concluir o Ensino Médio para ascender socialmente e profisssionalmente, rompendo barreiras preconceituosas, geralmente transpostas em função de um grande desejo de aprender.
Abstract: This paper is a brief investigation about the teenagers in Youth and Adult Education with a focus in the City of St. Helena - PR, mainly aspects that are desirable for a new direction of the country's education system, mainly because it is a mode to become a need to ensure these students "marginalized" from major opportunity for the construction of citizenship. Because it is a mode of education by law, is also a matter of fairness and inclusion, which has long been violated by illiteracy. The Youth and Adult Education - adult education - actually represents a new possibility for the right to education, mainly because it is not a process seen through the eyes of "favors," it is a right guaranteed by the Constitution of the country de1988. To accomplish this research conducted a study of the history of adult education, since the story of the same mix with the history of basic education, which is a legacy marked by public policies. Along with survey data on the presence in the education of adolescents and young adults in Santa Helena. It was noticed that these students are part of adult education in the labor market, or expect him to join and not only to seek certification of education to maintain their professional status, but plan to finish high school for upward social mobility and profisssionalmente, breaking barriers prejudiced usually implemented as a function of a great desire to learn.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20343
Aparece nas coleções:MD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

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