Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChiamulera, Darlan
dc.date.accessioned2020-11-24T13:24:18Z-
dc.date.available2020-11-24T13:24:18Z-
dc.date.issued2012-03-02
dc.identifier.citationCHIAMULERA, Darlan. PROEJA: percepção dos professores do Colégio Estadual João Manoel Mondrone de Medianeira no Paraná. 2012. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20345-
dc.description.abstractThe Education of young people and adults in Brazil historically is almost old as its inhabitants, but its history is marked by indifference and negligence of several generations of rules who did many laws and speeches and little put into practice. The PROEJA comes as a proposal for integrating basic education-professional seeking to overcome the duality between intellectual and manual labor, assuming the work a creative perspective and no alienating. To understand the basic of this program made necessary in this survey dealing with historical, political, legislative elements that compose the characters of this plot, noted this research the teacher’s perception about their experiences; fears of program courses, to know the teacher’s perception on the course where he teachers, opts-in-search of State College Professors João Manoel Mondrone, in Medianeira, PR with application of semi-open questionnaire. As a result of the perception that the teacher research has on the course PROEJA is still loss making-training and-nonspecific as well as finding the lack of appropriate teaching-materials to students and young adults.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Legislaçãopt_BR
dc.subjectEducação de adultos e Estadopt_BR
dc.subjectEducational law and legislationpt_BR
dc.subjectAdult education and statept_BR
dc.titlePROEJA: percepção dos professores do Colégio Estadual João Manoel Mondrone de Medianeira no Paranápt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos no Brasil historicamente é quase tão antiga quanto seus habitantes, mas sua história está marcada pelo descaso e negligência de várias gerações de governantes que fizeram muitas leis e discursos e pouco colocaram em prática. O PROEJA surge como uma proposta de integração profissional à educação básica buscando a superação da dualidade entre trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho uma perspectiva criadora e não alienante. Para entender as bases deste programa fez-se necessário nesta pesquisa abordar elementos históricos, políticos, legislativos que compuseram a tessitura do que vivemos hoje no Programa. Por considerar o professor um dos personagens mais importantes deste enredo, salienta-se nesta pesquisa a percepção do professor sobre o PROEJA evidenciando suas vivências, angústias, avanços e desafios que se interpõem rumo à oferta, permanência e qualidade dos cursos do Programa. Para conhecer a percepção do professor sobre o curso onde leciona, opta-se em pesquisar os professores do Colégio Estadual João Manoel Mondrone com aplicação de questionário semi-aberto. Como resultado da pesquisa a percepção que o professor tem sobre o Curso Proeja é ainda de uma formação deficitária e não específica, bem com a constatação da falta de material didático adequado aos alunos jovens e adultos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Rovaris, Nelci Aparecida Zanette
dc.subject.cnpqEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultospt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_PROEJA_2012_IV_04.pdf305,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.