Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20347
Título: Perfil e desafios dos alunos da educação de jovens e adultos do município de Santa Helena-PR
Autor(es): Bastiani, Décia Maria de
Orientador(es): Rovaris, Nelci Aparecida Zanette
Palavras-chave: Aprendizagem perceptiva
Comunidade e escola
Aprendizagem de adultos
Perceptual learning
Community and school
Adult learning
Data do documento: 5-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BASTIANI, Décia Maria de. Perfil e desafios dos alunos da educação de jovens e adultos do município de Santa Helena-PR. 2011. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tem como foco um público ao qual foi distanciado o direito à educação durante a infância e/ou adolescência, talvez pela oferta irregular de vagas, ou pelas inadequações do sistema de ensino ou ainda pelas condições socioeconômicas desfavoráveis em que se encontrava esse aluno. Como opção metodológica para esta pesquisa utilizou-se um questionário com 17 questões aplicado aos alunos. Sendo assim, esta pesquisa procurou conhecer o perfil e os desafios dos discentes da Educação de Jovens e Adultos no município de Santa Helena, Paraná, a partir de problemáticas que permeiam as práticas pedagógicas, enfatizando no discente sua singularidade, sua especificidade social, suas expectativas e limitações, no que se refere à educação e quais os desafios e problemas enfrentados. Como resultado encontrou-se que a maioria dos alunos que estudam na EJA é do sexo feminino; casados; a maioria não possui filhos; encontrou-se entre os alunos as mais variadas profissões, quanto à faixa etária, a maioria encontra-se entre os 18 e 45 anos. A maioria dos alunos não trabalha formalmente; quanto à renda mensal dos alunos, a maioria está com renda entre um a dois salários mínimos; ficaram a mais de três anos sem estudar; acham sua aprendizagem ótima, entre outros resultados.
Abstract: The Youth and Adults (EJA) is a type of education that focuses on an audience was distanced the right to education during childhood and / or adolescence, perhaps because of irregular supply of vacancies, or the inadequacies of the education system or by the adverse socioeconomic conditions in which the student was. As a methodological approach for this research used a questionnaire with 17 questions applied to students. Thus, this research sought to understand the profile of learners and the challenges of Youth and Adults in the city of St. Helena, California, from issues that permeate the teaching practices, emphasizing student in its uniqueness, its specific social expectations and limitations, with regard to education and what challenges and problems faced. As a result it was found that most students who study in adult education are female, married, most do not have children, it was found among students with a variety of professions, as to the age, the majority is between 18 and 45. Most students do not work formally, as the monthly income of the students, most of whose income is between one and two minimum wages were more than three years without studying, find their great learning, among other results.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20347
Aparece nas coleções:MD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_PROEJA_2012_IV_05.pdf247,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.