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dc.creatorMarquetti, Eloiza Piana
dc.date.accessioned2020-11-24T13:24:21Z-
dc.date.available2020-11-24T13:24:21Z-
dc.date.issued2012-03-13
dc.identifier.citationMARQUETTI, Eloiza Piana. Inclusão de surdos no CEEBJA: uma reflexão crítica contemporânea. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20349-
dc.description.abstractThis research that talks about the inclusion of deaf people who attended the Youth and Adult Education (EJA) in State Center for Youth and Adults (CEEBJA) aimed to present the historical aspects of the deaf students, its limitations and its special features to an effective work inclusion of deaf students in the classroom. Looking for a better understanding of the historical aspects of the deaf; researching their life story, to better understand the inclusion process and its limitations; knowing the school life of the deaf to their entry into adult education, raising the positive aspects of inclusion the deaf and listing the main difficulties of the teachers concerning the entry of the deaf in school. In addition to other objectives, was also sought an overview of the pros and cons of including these students and to some extent, contribute to improvements in learning them. To reach the proposed objectives, was used a field survey where respondents were deaf, sign language interpreters and teachers, who worked with the deaf at the time of survey. By analyzing the responses of the interviewees came to the conclusion that the major problem encountered in schools of CEEBJA between deaf and hearing, communication is still a factor, it was found that most education professionals do not had knowledge of Brazilian Sign Language (LIBRAS), and most of them never had specific training for working with deaf or any kind of training in the area of inclusion. Still, lack of training courses for education professionals, in order to contemplate a quality education for the inclusion of the deaf students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectLingua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectBrazilian sign languagept_BR
dc.titleInclusão de surdos no CEEBJA: uma reflexão crítica contemporâneapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa, que abordou a inclusão de Surdos que frequentavam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos (CEEBJA), teve como objetivo geral apresentar os aspectos históricos do Surdo, suas limitações e suas particularidades, para um trabalho mais efetivo da inclusão desses sujeitos na comunidade escolar. Para tanto, buscou-se uma maior compreensão dos aspectos históricos dos Surdos; pesquisando sua história de vida, para melhor entender o processo de inclusão e suas limitações; conhecendo a vida escolar do Surdo até seu ingresso na EJA; levantando os aspectos positivos da inclusão pelo Surdo e enumerando as principais dificuldades dos professores quanto ao ingresso dos Surdos nos bancos escolares. Além de outros objetivos, pretendeu-se também, ter uma visão geral dos pontos positivos e negativos da inclusão destes alunos e, de certa forma, contribuir para melhorias na aprendizagem dos mesmos. Para chegar aos objetivos propostos, utilizou-se uma pesquisa de campo, onde foram entrevistados Surdos, intérpretes e professores, que trabalhavam com Surdos no momento da realização da pesquisa. Através da análise das respostas dos sujeitos entrevistados, chegou-se à conclusão que, o maior problema encontrado nos bancos escolares do CEEBJA, entre Surdos e ouvintes, ainda é o fator comunicação, pois foi constatado que, a maior parte dos profissionais da educação não tinha o conhecimento de LIBRAS e, a maioria deles, nunca teve formação específica para trabalhar com Surdos ou qualquer tipo de capacitação na área da inclusão. Ainda, faltam cursos de capacitação para os profissionais da educação, de forma a contemplar uma educação de qualidade para a inclusão de Surdos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Valentin, Silvana Mendonça Lopes
dc.subject.cnpqEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultospt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

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